Pular para o conteúdo principal

O Conto De Narcisa Gratuito Na Amazon!

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje venho informar-lhes que de hoje até o dia 19 estará gratuito O CONTO DE NARCISA lá na Amazom. Corre lá e garanta já o seu. Abaixo segue a Sinopse e o link do conto. Corre lá leitores! Sinopse: Narcisa e suas amigas vão farrear no Carnaval carioca e um acontecimento inesperado surge mudando o rumo de Narcisa e suas amigas. https://www.amazon.com.br/Conto-Narcisa-Luciano-Otaciano-ebook/dp/B0CW1M54XY/ref=mp_s_a_1_1?crid=58INTTZVK4TE&dib=eyJ2IjoiMSJ9.hi28WSXET6TZcPcdXOC0wONHqEeZzVtok0SVrChVy_kBWac81PEmrrzb7Uucjlwh58e2thvKtUlpa2Sxj7Kj-Z205c8UPEGtTZYD06QZfyRKaK4XpbE7aDvy7aOnJfDQBvs2I6dV-mNYsP5Vk3tN8PCKnnpnR0KUGgJoA8umMbyBm7hcCKQm5iqrub6kcNoWqhGCN2cJogNR2FsiuOhYag.YRl7UyQDFM4-RKhEjmiJSa31MICw_TUiHxjl-EUJYBY&dib_tag=se&keywords=luciano+otaciano&qid=1713283256&sprefix=%2Caps%2C724&sr=8-1 É isso pessoal!  Até a próxima postagem! 

Resenha: Enterre Seus Mortos

LIVRO: Enterre Seus Mortos
ANO DE LANÇAMENTO: 2018
AUTORA:  Ana Paula Maia
EDITORA: Companhia das Letras
NÚMERO DE PÁGINAS: 136
CLASSIFICAÇÃO: ★★★★★



Sinopse:
Uma habilidosa mescla de novela policial, faroeste de horror e romance filosófico, escrito por uma das vozes mais originais da literatura brasileira contemporânea.
Edgar Wilson é “um homem simples que executa tarefas”. Trabalha no órgão responsável por recolher animais mortos em estradas e levá-los para um depósito onde são triturados num grande moedor. Seu colega de profissão, Tomás, é um ex-padre excomungado pela Igreja Católica que distribui extrema unção aos moribundos vítimas de acidentes fatais que cruzam seu caminho. A rotina de Edgar Wilson, absurda em sua pacatez, é alterada quando ele se depara com o corpo de uma mulher enforcada dentro da mata. Quando descobre que a polícia não possui recursos para recolhê-lo — o rabecão está quebrado —, o funcionário é incapaz de deixá-lo à mercê dos abutres e decide rebocar o cadáver clandestinamente até o depósito, onde o guarda num velho freezer, à espera de um policial que, quando chega, não pode resolver a situação. Nos próximos dias, o improvisado esquife receberá ainda outro achado de Wilson, o lacônico herói deste desolador romance kafkiano: desta vez o corpo de um homem.
Habituados a conviver com a brutalidade, Edgar e Tomás não se abalam diante da morte, mas conhecem a fronteira, pela qual transitam diariamente, entre o bem e o mal, o homem e o animal. Enquanto Tomás se empenha em salvar a alma, Edgar se preocupa com a carcaça daqueles que cruzam seu caminho. Por isso, os dois decidem dar um fim digno àqueles infelizes cadáveres. Em sua tentativa de devolvê-los ao curso da normalidade, palavra fugidia no universo que Ana Paula Maia constrói magistralmente, os dois removedores de animais mortos conhecerão o insalubre destino de seus semelhantes.
Com uma linguagem seca, que mimetiza as estradas pelas quais o romance se desenrola, a autora faz brotar questões existenciais de difícil resolução. O resultado é uma inusitada mescla de romance filosófico e faroeste que revela o poderoso projeto literário de Maia.
Nem da alma nem do coração. Os personagens de Ana Paula Maia sofrem do fígado. — O Estado de S. Paulo
É preciso entender muito de ficção, de realidade e de representação da realidade para poder escrever assim. — O Globo
Ana Paula encontra, em meio às manobras mais repulsivas, o tom mítico de uma maldição bíblica, disfarçada nos popismos de superfície. — Rolling Stone Brasil.



Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.



Edgar Wilson trabalha recolhendo restos de animais mortos na beira da estrada. Quem já andou pelas estradas do interior sabe bem o quanto essa cena é comum: gambás, tatus, aves, cães, gatos, bois, cavalos… Não são poucos os animais que colidem com veículos e que assustam e até matam quem é surpreendido por eles. Mas Edgar não se preocupa com quem atropela, e sim com o atropelado. Seu trabalho é recolher os animais, não os humanos. Ele é o protagonista de Enterre Seus Mortos, de Ana Paula Maia, livro que foi finalista do Prêmio Jabuti.
Enterre Seus Mortos tem uma narrativa bem curta e direta, assim como parece ser seu protagonista. Edgar Wilson é caladão, seus maiores diálogos se dão com Tomás, ex-padre e colega de profissão – a pessoa que dá a extrema unção aos mortos, humanos ou não, que encontra todos os dias. Pouco se sabe sobre quem ele é, pois não revela nada de sua vida, só sabemos que antes de recolher animais mortos havia trabalhado em um abatedouro. A morte, como ele diz em vários momentos, sempre esteve presente em sua vida.
Mas um dia Edgar Wilson encontra outro tipo de cadáver: uma mulher enforcada em uma árvore prestes a ser comida pelas aves carniceiras, conhecidas como urubus. Com a falta de viaturas da polícia que parecem ignorar o corpo, ele decide resgatá-lo até que se possa dar um fim digno à mulher. A partir desse ponto, o clima da região parece pesar, como se alguma coisa de errado existisse com aquele lugar.
Partindo dessa premissa Ana Paula Maia cria uma narrativa envolvente, misteriosa e bastante interessante. Em um primeiro contato com a obra, pode-se inserí-lo o colocando na categoria de livros de terror, e de certa forma o terror está sempre presente. Como quando Edgar Wilson comenta que não sente a presença do mal nas estradas que percorre, o que indica que nem o bem está lá. Como se as duas forças que equilibram o mundo tivessem abandonado de vez a região, deixando a todos e permitindo que tudo pudesse acontecer. E é esse o clima que o livro passa, que esse canto do interior brasileiro é abandonado, hostil e todo mundo está acostumado com isso.
Porém, não consigo colocar ele numa categoria de terror mais “tradicional”, daquela coisa de dar medo ou de colocar as personagens em risco. É um terror leve por assim dizer. Durante certo tempo permanece esse mistério dos corpos, quem são e como foram parar lá, mas o desfecho disso é apenas um acaso, sem grande importância para a trama. O que é importante, aqui, é a relação do protagonista com a morte.
O que Edgar Wilson quer é que todos os corpos tenham um fim. Seja parando no moedor de carnes do depósito que recebe os animais mortos, seja enterrando alguém em uma cova rasa. Apesar do jeito taciturno, ele se empenha em buscar por essa dignidade para quem não está mais aqui para pensar nisso. Porque ele mesmo pensa que, quando a morte o pegar, ele não vai querer terminar sendo comido por urubus ou tendo seus órgãos vendidos para estudantes de medicina. Ao lidar com a morte, Edgar Wilson – e Tomás também – demonstra ter um respeito grandioso pela vida.
Enterre Seus Mortos foi uma leitura diferente da que eu pensei que seria inicialmente, mas que gostei justamente por não ser o esperado. Ana Paula Maia cria muito bem esse ambiente desolado onde tudo parece ter sido deixado para trás. Há uma decadência humana, social, mas há pessoas como Edgar Wilson e Tomás que trabalham para que, pelo menos no fim, os mortos tenham algum tipo de respeito. Não podemos fugir da morte ou ignorar a sua existência, largar os corpos num canto e esquecer que eles existem. Precisamos lidar com nossos mortos de frente. E enterrar aquilo que já acabou. A escrita de Ana Paula Maia é fluida e envolvente e, embora não seja em nenhum momento uma escrita detalhada, ela consegue sem dificuldade manter o leitor preso na narrativa até o fim. Junta-se a fluidez de a escrita de Maia com a verossimilhança dos fatos inseridos na obra, a leitura flui satisfatoriamente muito bem.  Ademais é um livro ao estilo conto, que poderá agradar muitos leitores, mas, ao mesmo tempo desagradará outros, principalmente se o leitor não está habituado com os contos. Recomendo! Em resumo, Enterre Seus Mortos é um ótimo livro, que beira a perfeição, mas que peca pela falta de profundidade em certos momentos, mas mesmo assim é uma leitura para lá de agradável. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Comentários

  1. Oiii Luciano

    Acho que justamente por eu não estar habituada com contos, não consegui me prender a esse livro, acabei abandonando, a leitura não estava fluindo. Sei la, quem sabe futuramente eu tente ler novamente. Fico feliz em saber que vc gostou da escrita da Ana Paula e curtiu a leitura.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivy! Que pena que você não tenha se conectado com o livro, é bem provavel que o fato de você não ler, e ou não está habituada com livros de contos, tenha contribuido para você desgostar da obra. Beijo!

      Excluir
  2. Olá, Luciano.
    Achei que a sinopse já era a resenha de tão grande hehe. Eu sempre sou fisgada por histórias onde tem algum tipo de mistério, mas esse não sei, faltou um algo a mais para me dar vontade de ler.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! A estória é excelente, pois foi muito bem elaborada pela sua criadora. A falta de profundidade é comuníssimo em livros contos, entretanto não faz a leitura se tornar ruim. Abraço!

      Excluir
  3. Oi, Fabiano! Concordo! Existem livros e ou contos que não há surpresas, no entanto a trama é tão agradável que não precisa ser moldado na batida forma do "herói". Este livro aqui é excelente. Se puder leia-o. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, parece ser incrível e já estou louca para ler

    Beijinhos,
    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata! O livro é incrível, se puder não deixe de conferir. Beijo!

      Excluir
  5. Oi Luciano, tudo bem?
    Gosto muito de livros de terror, leves ou não. Então sua indicação já me conquistou. Sua resenha me deixou curiosa sobre os acontecimentos, espero poder ler em breve.

    Beijos!
    www.lostwords.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline vou bem e você? Por gostar de livros de terror você irá se agradar da leitura, pois além de bem escrito a obra é envolvente e super agradável. Beijo!

      Excluir
  6. Ual, que resenha maravilhosa!!! Eu não curto tanto o gênero e não conhecia o autor, porém saber que lhe agradou tanto me deixa curiosa.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! O livro é excelente. Se o ler, certamente você irá se agradar. Abraço!

      Excluir
  7. Oi
    não conhecia, pelo que falou parece ser uma história eletrizante para se ler.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! O livro é muito bom. Se você gosta de livro conto, este aqui irá lhe agradar. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog