Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: As Mil Partes Do Meu Coração

 LIVRO: As Mil Partes do Meu Coração

ANO DE LANÇAMENTO: 2018

AUTORA: Colleen Hoover

EDITORA: Galera Record

NÚMERO DE PÁGINAS: 336

CLASSIFICAÇÃO: ★★★★





Sinopse:

Para Merit Voss, a cerca branca ao redor da sua casa é a única coisa normal quando o assunto é sua família, peculiar e cheia de segredos. Eles moram em uma antiga igreja, batizada de Dólar Voss. A mãe, curada de um câncer, mora no porão, e o pai e o restante da família, no andar de cima. Isso inclui sua nova esposa, a ex-enfermeira da ex-mulher, o pequeno Moby, fruto desse relacionamento, o irmão mais velho, Utah, e a gêmea idêntica de Merit, Honor. E, como se a casa não tivesse cheia o bastante, ainda chegam o excêntrico Luck e o misterioso Sagan. Mas Merit sente que é o oposto de todos ali.

Além de colecionar troféus que não ganhou, Merit também coleciona segredos que sua família insiste em manter. E começa a acreditar que não seria uma grande perda se um dia ela desaparecesse. Mas, antes disso, a garota decide que é hora de revelar todas as verdades e obrigá-los a enfim encarar o que aconteceu. 

Mas seu plano não sai como o esperado e ela deve decidir se pode dar uma segunda chance não apenas à sua família, mas também a si mesma. As mil partes do meu coração mostra que nunca é tarde para perdoar e que não existe família perfeita, por mais branca que seja a cerca.




Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.




Merit vive em meio a uma família não convencional. Não bastasse sua casa ser uma antiga igreja reformada, os membros de sua família são compostos por uma irmã gêmea de quem ela se assemelha apenas pela aparência; um irmão com quem ela mal conversa; uma mãe que sofre de agorafobia e mora no porão da casa; um pai casado com uma nova mulher, ex-enfermeira de sua primeira esposa; e um meio irmão ainda criança, fruto do novo relacionamento do pai e única pessoa por quem Merit sente uma verdadeira afeição. Após a chegada de dois novos — e inusitados — membros para dividirem o teto familiar, o peso dos segredos que Merit carrega e de sua sensação de ser invisível parece aumentar. É quando ela decide que sua ausência não será percebida por ninguém; porém, antes de partir ela precisa revelar tudo aquilo que leva consigo.

Partindo dessa premissa temos um livro tocante e verossimilhante. Tocante porque consegue facilmente conectar o leitor com a obra e dado as circunstâncias contidas no livro, a verossimilhança contida nele é algo quase que tangível.

A escrita de Colleen Hoover é tão envolvente e viciante quanto em seus demais romances. Dessa maneira, não demorei a imergir na leitura de As Mil Partes do Meu Coração e logo me vi conectado à Merit. Aqui, a narrativa em primeira pessoa  o que dá uma carga dramática e um peso ainda mais significativo para a trama, uma vez que a perspectiva da protagonista tem influência fundamental nas temáticas desenvolvidas e em tudo o que é revelado ao longo do enredo.

O que para mim fez do livro mais diferente dos demais da autora foi uma suavização no impacto emocional. Ainda que a estória tenha sim seus momentos de intensidade e aborde aspectos delicados, achei a leitura menos carregada de acontecimentos e reviravoltas dramáticas, tão típicos das obras de Hoover. Apesar de o livro conter dramaticidade, a mesma é menos intensa se comparada com outros livros de  CoHo. De qualquer forma, As Mil Partes do Meu Coração ainda assim emociona, especialmente pela maneira de como os transtornos mentais são trabalhados e de como se dão as interações familiares de uma forma geral.

As personagens do livro são, sobretudo, imperfeitas e isso leva a outra temática importante na estória: o perdão. Colleen Hoover não coloca aqui apenas o perdoar o outro, mas também o perdoar a si mesmo, e a sensibilidade com que ela trabalha as emoções e conflitos das personagens é sem dúvida alguma tocante. Contudo a obra não é perfeita, principalmente em sua narrativa, pois há uma quebra acentuada no ritmo depois de a metade do livro, tornando a leitura um tanto arrastada, porém nada que desmereça a leitura do livro. Outro ponto que me desagradou foi o final, que ficou aquém do esperado, muito  embora esteja bastante coerente.

Ademais As Mil Partes do Meu Coração me conquistou não apenas pela maneira sensível de como Colleen Hoover abordou as temáticas da estória, mas também por sua habilidade narrativa tão característica de essa escritora. Há passagens mais leves e dotadas de seu peculiar humor, ao mesmo tempo em que há outras mais melancólicas e intensas. No geral, foi mais um livro apaixonante, que tanto entretém quanto desperta importantes reflexões no leitor. Em resumo, As Mil Partes do Meu Coração é um livro maravilhoso, que toca o coração do leitor sem nenhuma dificuldade, apesar de a carga dramática ser mais leve. Recomendo. Finalizo por aqui. espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!



Comentários

  1. Olá, Luciano.
    Depois de ler alguns livros da autora e me irritar com eles por serem um tanto quanto romantizados em algumas questões, resolvi não ler mais os livros dela. Só abri uma exceção para Verity porque era de um gênero diferente. Mas que bom que gostou mesmo com alguns pontos deixando a desejar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Apesar de os pontos que me desagradaram na leitura, este livro é maravilhoso. Se voltar a ler livros da CoHo este aqui é um ótimo recomeço para você. Abraço!

      Excluir
  2. Oi, Luciano!
    Confesso que pela premissa da leitura, não me interessei muito. Mas que bom que a leitura funcionou pra você e que foi uma boa experiência :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! É um excelente livro, apesar de as ressalvas citadas. Abraço!

      Excluir
  3. Oii, Lu!
    Esse é o livro que menos gosto dela, mesmo não tendo como não gostar. Mas sei lá, não achei tudo isso e se eu começar a falar aqui não acabo nunca kkkk
    Mas já conversei um monte com minha melhor amiga que amou a obra. Acho que embora ela queria passar algo, uma lição para os leitores, ela não conseguiu me alcançar por causa de vários detalhes irreais, muitos detalhes, e não desenvolver bem a trama, ela bem que podia ter escrito mais e coisas importantes. Sei lá. A minha cabeça ficou uma confusão lendo essa obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Melissa! Que pena o livro não ter te agradado como deveria, mas acontece. Talvez você tenha lido o livro em um momento inadequado, ou a obra de fato não tenha lhe causado satisfação sendo agradável para você. Apesar de não ser perfeito eu gostei da leitura deste livro no contexto geral. Abraço!

      Excluir
  4. CoHo é bem conhecida pelos temas mais fortes. São livros que não leio muito, embora siba da fama da autora. Esse é um livro que eu fico curiosa, apesar de tudo, por ser uma família que mora numa igreja reformada e o cara casou com a enfermeira da mulher... que mora no porão... gente, que loucura isso!
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! Em geral as obras de CoHo são fortes e por vezes até polêmica. Este aqui eu gostei bastante de como autora conseguiu elaborar esta trama, e ela soube explorar bem o enredo, embora haja falhas na narrativa. Se puder leia-o, assim poderá saciar sua curiosidade com o livro. Beijo!

      Excluir
  5. Oi Luciano,
    Eu sou apaixonada pelos livros da Colleen!
    Esse não é um dos meus favoritos, mas foi muito bom, com temas bem relevantes e necessários.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Eu também gostei bastante deste livro, embora não seja perfeito. A obra é bastante relevante. Beijo!

      Excluir
  6. Olá, Luciano!
    A princípio (desconsiderando o título e me norteando pela sinopse) pensei que a obra fosse um suspense. Ela se passa num ambiente bastante peculiar.
    Antes eu era mais resistente a livros em que a leitura acaba ficando um pouco arrastada. Atualmente sou mais suscetível a abandonar. Kkkk

    Ótima resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maju! Apesar de a leitura ficar um pouco arrastada do meio para o final do livro, a leitura é recomendada, pois é uma obra bastante tocante e verossimilhante também. Que bom que gostou da resenha. Abraço!

      Excluir
  7. Oi, Luciano. Tudo bem?
    Confesso que amo a Coho, mas preciso confessar que li poucos livros dela até agora então algumas reclamações que vejo não cheguei neles. Abandonei a leitura de Um Caso Perdido, mas é uma obra que ainda darei uma chance. Sobre sua resenha, gostei muito dos pontos abordados que não é drama demais e mesmo assim emociona, acho que é uma ótima sugestão para um próximo livro da autora.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa vou bem e você? Você irá se agradar da leitura deste livro. Beijo!

      Excluir
  8. Oi Luciano, tudo bem?
    Te confesso que não me sinto atraída por tramas de romance mega dramáticas em que os personagens têm passados sombrios, e é por isso que eu nunca tive interesse nas obras da CoHo (exceto Verity, por ser suspense). Entretanto, o fato desse livro focar em dramas familiares, perdão e relações diferentes das românticas, eu fiquei interessada. Se fosse escolher outro livro dela pra ler, seria esse!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Este livro aqui é diferenciado quando comparado com outros romances da Coho, é bem provável que a obra lhe agrade, assim como me agradou. Com exceção de Verity este livro é o mais diferenciado que li da CoHo até agora. Beijo!

      Excluir
  9. Já li alguns livros da Colleen e sempre digo que minha relação com ela é meio amor e birra! Gosto de alguns trabalhos e em outros, eu torço o nariz(É Assim Que Acaba é um exemplo de torcida de nariz)
    Esse livro está entre os que gosto, por trazer essa narrativa sim, mais suave e até mais parada da metade pro final.
    Os problemas familiares são bem abordados e por muitas vezes, dá vontade colocar Merit no colo e simplesmente, abraçá-la.
    Recomendo sim, a leitura!!!
    Beijo, Luciano!

    Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angela! A leitura do livro é bastante satisfatória, talvez não para os fãs acalorados de CoHo, contudo a obra tem sim o seu valor. Beijo!

      Excluir
  10. Oi, Luciano!
    Muitas das minhas amigas têm essa autora com preferida delas. Eu ainda não li, porque não é o tipo de enredo que chama a minha atenção. De qq modo, vejo que a sua resenha é - como sempre - muito bem construida e traz pontos relevantes sobre a narrativa.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! Quando puder leia-o, certamente você irá se agradar da obra., pois a obra trás temas relevantes que precisam ser mostrados. Beijo!

      Excluir
  11. OI Luciano, eu nunca li nada da autora e fiquei muito tentada a ler este livro depois de sua resenha, pena esses por menores não é?! Mas acho que eu irei gostar assim como você!

    Beijos Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Quando puder leia-o, você irá gostar da leitura, pois apesar dos por menores a leitura vale a pena. Beijo!

      Excluir
  12. Oi Luciano, tudo bem?
    Ainda não tive a oportunidade de conhecer a escrita da autora, mas vejo que ela divide opiniões. Foi muiito bom ler sua resenha, saber que a escrita dela é viciante e envolvente. Já vou adicionar nos desejados. Beijos!
    www.lostwords.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline vou bem e você? Se você não leu nenhum livro da CoHo, provavelmente este livro irá te agradar por completo. Quando puder leia-o. Beijo!

      Excluir
  13. Oie Luciano!

    Eu ainda não li esse
    Interessante ela lidar com o perdão nessa obra... Acabei de ler Confesse dela e foi um livro que me fisgou no início, apesar de o depois ter me soltado um pouco. Gosto das obras da Colleen porque elas me tiram da zona de conforto ao mesmo tempo que me fisgam na leitura, sabe?
    Esse quero que seja uma das proximas leituras
    É tão gostosa a escrita dela e nos tira da ressaca literaria!

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pâmela! Espero que você o leia assim que puder, pois a obra é muito boa, tem tudo para lhe agradar. Beijo!

      Excluir
  14. Oiii Luciano

    Alivia saber que esse livro não é tão focado e carregado no drama e nos impactos emocionais como a autora geralmente faz, eu tenho uma relação 8 ou 80 com os livros da Colleen, ja tive surpresas boas e decepções. Gostei da premissa desse, acho que leria. Pretendo conferir Verity da autora, e depois quem sabe também leia esse.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivy! O livro é muito bom, você gostará de o ler. Beijo!

      Excluir
  15. Oi, Fabiano vou bem! O livro é muito bom, espero que você possa o ler futuramente. Abraço!

    ResponderExcluir
  16. CoHo é uma autora que vejo muitos comentários dos diversos tipos, mas não sinto vontade de ler seus livros que tenham drama porque não tenho psicológico pra isso kkkkk. Entendo que vou mais sofrer do que qualquer coisa haha.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Que pena que o seu lado psicológico seje tão frágil para o drama. Abraço!

      Excluir
  17. Oi Luciano,
    Eu sou apaixonada pela Colleen Hoover! Mas, pra ser honesta, esse foi um dos que eu menos gostei, porque também senti um pouco arrastado, como você mencionou, e achei que o final foi resolvido com muita "facilidade". Mas não dá pra negar que a escrita dela é sempre envolvente e deixa a gente querendo terminar logo pra ver o que acontece haha adorei a resenha!

    Beijos,
    Fantasma Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolina! É um bom livro sem dúvida. Que bom que gostou da resenha. Beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog