Pular para o conteúdo principal

Poema: Ser Das Profundezas Do Inferno

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Ser Das Profundezas Do Inferno No fundo da noite, sombrio mistério. Emerge um ser das profundezas do inferno. Demônio de olhos ardentes, brasa de sátiro. Com sua mente perversa, encanto eterno. Com dedos longos e garras afiadas. Ele tece teias de medo em cada canto. Sussurrando segredos de morte e desespero. Instigando o mal e alimentando o pranto. Possui uma língua viperina, traiçoeira. Que seduz e corrompe os corações mais puros. Engana os incautos com promessas de prazer. Leva-os ao abismo, aprisionados em seus muros. Demônio de pele em chamas, figura distorcida. Carrega consigo o veneno da tentação. Invade os sonhos e corrompe a razão. Arrasta as almas perdidas para a perdição. Sua risada diabólica ecoa em meio à escuridão. Enquanto desfaz os laços que unem os amantes. Ele envenena a esperança e a fé dos crentes. Semeia a discórdia entre irmãos e seus diamantes. Mas mesmo nas

Resenha: Cacau

LIVRO: Cacau
ANO DE LANÇAMENTO: 1996
AUTOR:  Jorge Amado
EDITORA: Record
NUMERO DE PAGINAS: 131
CLASSIFICAÇÃO: ★★★★



Sinopse:
Segundo livro de Jorge Amado, Cacau é narrado em primeira pessoa por um lavrador, filho de industrial decaído, que trabalhara brevemente como operário fabril. O pequeno romance é a saga de uma tomada de consciência social e política. Atesta o clima de polarização ideológica da época em que foi escrito e o entusiasmo revolucionário de seu jovem autor.
Cacau inaugura também um dos veios mais ricos da literatura de Jorge Amado, o dos livros dedicados à rica e sangrenta história da região cacaueira da Bahia, imortalizada em obras como Terras do sem-fim; São Jorge dos Ilhéus; Gabriela, cravo e canela e Tocaia Grande.
Neste apaixonado livro de juventude, com um vigor e uma urgência que o tornam encantador, encontramos alguns dos méritos mais louvados do autor, como o apurado ouvido para a fala popular; o trânsito pelos vários registros do discurso, do mais formal ao mais coloquial; o caloroso afeto por suas criaturas.
Livro de denúncia e esperança, anuncia o grande romancista que conquistaria os leitores do Brasil e do mundo nas décadas seguintes.




Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra



Particularmente eu adoro ler clássicos e, este aqui de Jorge Amado é fascinante. Sua forma de narrar, tão próxima a de um contador de estórias – algo raro em clássicos – chamou-me a atenção em demasia. Foi assim que mergulhei em Cacau, uma das primeiras obras do autor. Em parte, saí satisfeito com a leitura. Em parte, decepcionado. Se a estória é rica e mantem o padrão de abordar os esquecidos, os estereótipos me incomodaram. Porém, no saldo final, a leitura foi positiva.
Na obra, acompanhamos o Sergipano, filho de um industrial, mas que ficou pobre após a morte do pai e o golpe do tio. Por ironia do destino, o futuro empregador se tornou empregado; para ser mais exato, lavrador em uma das enormes plantações de cacau da Bahia. Lá onde a essência do doce nasce, Sergipano e os demais lavradores vão experimentar o amargo da vida, com dor, castigos, uma semiescravidão e até traços de fome.
Partindo dessa premissa simples, Amado cria um romance competente. O objetivo, com a obra, é denunciar a situação precária dos trabalhadores nas plantações de cacau; isso é alcançado com todo êxito. Ademais, o autor também mantém as características que são famosas em sua obra: a fala daqueles que não possuem voz, a linguagem coloquial do povo que ele retrata, a boa representação social e uma bagagem ideológica forte.
Contudo, por outro lado, ao mesmo tempo em que consegue fazer com louvor a abordagem da vida do explorado, Jorge Amado cai em estereótipos quando vai desenvolver seus dominadores. Os capitalistas são gordos, pois são glutões, sempre são perversos, esnobes, vingativos e possuem desejo de humilhar os que descendem de uma classe social inferior. Esse maniqueísmo estereotipado talvez não incomode o leitor menos atento, mas é latente na obra e retira uma parcela da qualidade que ela poderia possuir.
Contudo, apesar do ponto negativo anteriormente mencionado, o livro consegue ser envolvente. Como o autor se aproveita de uma narração em primeira pessoa, através dos olhos do explorado, há uma grande aproximação de quem lê com o enredo. Jorge Amado consegue despertar, com sucesso, a empatia do leitor, fazendo com que a leitura seja rápida, algo que é bem incomum em livros canônicos da literatura brasileira. Contudo, não se engane por essa leitura ágil: o livro possui muitos níveis e deve ser pensando e repensado.
Em resumo "Cacau" é um bom romance, mas que peca em certos aspectos, impedindo que alcance toda qualidade que poderia possuir. Porém, por se tratar apenas do segundo livro do autor, esse é um problema perdoável. Para quem quer conhecer mais sobre a obra de um dos grandes autores da literatura brasileira e também entender melhor o Brasil, o livro é, sem dúvidas, recomendado. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Comentários

  1. Oi Luciano, tudo bem?
    Gosto quando o livro tem essa aproximação com o leitor, fico feliz em saber que apesar desse ponto negativo a obra é envolvente. Não li nada do autor ainda, quero ler mais clássicos, então vou procurar esse para ler. Gosto muito de como escreve suas resenhas, parabéns!

    Beijos.
    www.lostwords.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline vou bem e você? Quando puder leia algum livro de Jorge Amado, pois são muito bons de serem lidos. Eu amo ler clássicos. Fico feliz em saber que minhas resenhas agradam quem as leem. Beijos!

      Excluir
  2. Olá, Luciano.
    Esse título do autor eu não conhecia ainda. Lembro que na época da escola tinha vários livros dele na biblioteca e só li um, Tieta. Como me arrependo de não ter lidos os outros. Mas ainda está em tempo hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Tieta é bastante conhecido. Este aqui é muito bom, se o ler você irá se agradar da leitura. Eu amo ler um clássico. Abraço!

      Excluir
  3. Oiii Luciano

    Eu gosto de ler clássicos brasileiros. Já tentei ler Jane Austen por exemplo e sinto muito aos fãs, mas pra mim não fluiu. Meu favorito dos clássicos é O Cortiço, Álvares de Azevedo meu favorito de sempre em escritores clássicos. Nunca li nada do Jorge Amado, mas é um autor que qualquer dia quero conferir com certeza.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ivy! Eu li Jane Austen e gostei da leitura. A propósito o meu clássico nacional favorito é o Cortiço. Quando puder leia algum livro de Jorge Amado, você irá gostar. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciano, tudo bem?
    Só li um livro do Jorge Amado e fui fisgada por ele, Terras do Sem-Fim.
    Parece que a crítica à ganância e/ou à desigualdade é algo comum a vários de seus livros, pela sua resenha. Esse é um livro que certamente eu leria, apesar dos estereótipos.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri vou bem e você? Terras do Sem-Fim é excelente. Você irá gostar deste aqui também. Beijos!

      Excluir
  6. Nunca li Jorge Amado, mas quero experimentar essa leitura. Obrigado pela indicação.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique! Este aqui é um excelente livro para você iniciar. Que bom que gostou da indicação. Abraço!

      Excluir
  7. Oi, Luciano!
    Li poucos clássicos brasileiros, mas essa é uma das metas que tenho para esse ano: me aventurar mais no gênero.
    Achei a premissa bem interessante e que bom que, apesar das ressalvas, a leitura funcionou pra você :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! Espero que você consiga ler mais livros clássicos, pois são excelentes. Este aqui é muito bom, vale a pena lê-lo. Abraço!

      Excluir
  8. Eu não conhecia esse título do autor, fiquei muito curiosa, espero que os esteriótipos não me façam desanimar da leitura. Ótima resenha!

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Este livro aqui é muito bom.Se o ler você irá se agradar da leitura. Beijos!

      Excluir
  9. Um grande autor.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emerson! Certamente um grande autor. Bom fim de semana. Abraço!

      Excluir
  10. Oi, Fabiano! Os livros clássicos são maravilhosos! Este aqui é um deles. Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Eu nunca li um livro do autor. Tinha interesse antes mas hoje nem tanto porque descobri que não curto tanto o gênero. Contudo eu ainda posso ler depois.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Este aqui é um bom livro para você iniciar com os livros do autor. Abraço!

      Excluir
  12. Olá Luciano,
    Nunca li o livro. Gosto muito dos clássicos mas não leio tanto quanto gostaria. Gostei muito dos pontos que você abordou sobre a leitura, os positivos e principalmente os negativos. São pontos que com certeza irei prestar maior atenção.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rayane! Quando puder leia este aqui, pois é um clássico muito bom. Que bom que você gostou da resenha. Beijo!

      Excluir
  13. Não sou muito chegada ao estilo, mas que bom que a leitura conseguiu te envolver, mesmo com as ressalvas que fez. No final das contas, é o que importa, hehe!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suelen! É uma leitura muito boa. Vale a pena ler a obra. Abraço!

      Excluir
  14. Todos grandes autores!

    Dá gosto ler.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog