Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: Tolerância

LIVRO: Tolerância
ANO DE LANÇAMENTO: 2017
AUTOR:  Roger-Dol Proit
EDITORA: Contexto
NÚMERO DE PÁGINAS: 96
CLASSIFICAÇÃO: ★★★★★




Sinopse:
Em pleno século XXI, ainda existe preconceito e intolerância contra negros, mulheres, homossexuais, imigrantes, migrantes, idosos e, também, contra aqueles com convicções políticas e práticas religiosas diferentes das nossas. Muitos ainda confundem tolerar uma opinião contrária à sua com concordar com ela ou abrir mão de seus princípios. Este livro mostra que tolerância não significa fraqueza, e muito menos aceitar e relativizar a violência, o racismo, a homofobia... Obra indispensável para quem deseja um mundo mais tolerante e, portanto, melhor para se viver e conviver.



Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra



Estamos em 2017, século XXI; entretanto, ainda não somos maduros o suficiente para sermos tolerantes. Nós, no plural. Vez ou outra, mesmo quando mantemos a mente aberta, temos atitudes que vão contra à tolerância. Essa falta de respeito com os ideais e crenças do próximo é encontrada no âmbito familiar, na faculdade, no trabalho, nas religiões. Onde há pessoas diferentes, há também o olhar torto, o sentimento de superioridade. Há, porém, como superar isso?
De acordo com Roger-Pol Droit, filósofo francês, para alcançarmos um verdadeiro padrão de tolerância, antes de tudo, devemos entender o que ela é, onde surgiu e como praticá-la. Afinal, ser tolerante não é apenas uma qualidade, mas uma atitude, um ato de respeito ao próximo, um caminho que devemos trilhar dia após dia.
Para que o leitor entenda o que é verdadeiramente a tolerância, Droit a divide em alguns níveis. Ele mostra como podemos parecer tolerantes, sem verdadeiramente ser. Quando achamos que o outro está errado, que “sua verdade” é inconveniente, mas ainda assim, deixamos, como se tivéssemos esse verdadeiro poder de decidir, ele estar nos mesmos ambientes do que nós, porém silenciado, temos um caso de tolerância fraca. É basicamente o que encontramos nos discursos de: “Não sou preconceituoso, mas...”.
Por outro lado, temos também a tolerância forte; nesse estágio, Droit mostra que conseguimos compreender que cada pessoa tem a sua verdade, que cada um tem seus modos de viver e entendemos que, se isso não traz males à sociedade, não há motivos para nos incomodarmos. Fazer com que todos, ao redor, pensem de forma similar à nossa é, no mínimo, um fanatismo louco.
O autor também mostra, de modo muito interessante, a relação entre a religião e as atitudes intolerantes. Ele ressalta que não há religião extremista e nem fanática, mas que há seguidores que valem dos dogmas para perpetuar preconceitos, aumentar muros e reafirmar atitudes que esmagam minorias. Negros, a comunidade LGBT, as religiões de matrizes africanas: todos já sentiram na pele o ódio que seguidores desvirtuados de religiões dominantes podem incitar.
O mais interessante dessa obra é que, apesar de tratar de um tema complexo, tem uma construção com uma linguagem fácil e altamente acessível. Desenvolvido em forma de diálogo, o livro pode ser lido por adolescentes ou adultos. Isso faz com a mensagem de igualdade e de respeito seja ainda mais forte e mais penetrante nas diversas camadas da sociedade.
Em resumo "Tolerância" é uma obra de fácil leitura, mas que traz bastante conteúdo. Mesmo não sendo a leitura mais completa sobre o assunto, é excelente para introduzir leitores ao tema. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!



Comentários

  1. Tolerância deveria rimar com respeito né? Aliás, até penso que acabe rimando, só que muitos não se dão conta disso!
    Ainda não conhecia o livro e mesmo abordando um assunto tão intenso com um pouco de superficialidade, gostei muito do que li acima e se tiver oportunidade, darei uma bela chance!!!
    Beijo

    Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angela! Concordo com o que você escreveu. Quando tiver oportunidade leia o livro, pois é excelente. Beijo!

      Excluir
  2. A proposta é muito interessante, principalmente para quem quer entender mais sobre esse assunto e como a intolerância afeta no funcionamento da sociedade. Adorei a resenha, não conhecia o livro e nem o autor =)

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! O livro é bastante interessante. Quando puder leia-o. Que bom que a resenha tenha lhe agradado. Beijos!

      Excluir
  3. Olá, Fabiano! O livro é excelente, se tiver a chance de ler faça-o sem pestanejar. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luciano

    Eu raramente leio não ficção, mas há aqueles livros para os quais temos que abrir uma exceção, e é o caso deste. Nem conhecia, mas achei muitíssimo pertinente. O que mais me chamou a atenção foi a parte sobre a religião, que é algo que me incomoda profundamente. Realmente não há religiões extremistas, e sim pessoas extremistas que interpretam preceitos a seu bel-prazer e começam a pregar uma fé totalmente torta, preconceituosa e até mortal!!!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! Verdade existem muitas pessoas extremistas levando sua pseudo fé de maneira equivocada para os outros. Quando tiver a chance leia o livro, pois é excelente. Beijos!

      Excluir
  5. Oi Luciano, tudo bem?
    Gostei da proposta da obra e como ela apresenta certas inconsistências no comportamento humano, como por exemplo dizer que às vezes pensamos ser tolerantes quando na verdade não estamos sendo. É muito bom pra refletir esse tipo de conteúdo.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri vou bem e você? O livro é excelente, faz o leitor se atentar sobre o assunto abordado na obra. Beijos!

      Excluir
  6. Oi, Luciano!
    Apesar de ser uma leitura mais teórica, achei bem interessante!
    Tenho pra mim que ninguém é 100% desconstruído, e que temos muito ainda a aprender e evoluir! E leituras como essa são bem úteis durante esse processo.
    Adorei a resenha :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! O livro é excelente. Que bom que gostou de a resenha.

      Excluir
  7. Hey Luciano! Tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas com certeza Tolerância é um assunto bem atual!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Thammy! Vou bem e você? O assunto é atual e, este livro aborda o assunto muito bem.

      Excluir
  8. Olá, Luciano.
    Eu lembro dessa capa na época que lançou o livro, mas não cheguei a ver do que se tratava. E agora mais do que nunca esse livro é uma leitura obrigatória. Quanto mais lermos sobre o assunto mais mudamos nossas atitudes.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! O livro é excelente para todo e qualquer leitor. Abraço!

      Excluir
  9. Oi, Luciano
    Não conhecia esse livro mas parece ser daqueles que é essencial para todos. Apesar de não ser um gênero que leia constantemente abrirei uma exceção para esse e já deixei anotado aqui. ótima resenha.

    Beijinhos
    http://focadasnoslivros.blogspo

    ResponderExcluir
  10. Olá Luciano,tudo bem?

    Esse é mais m livro que eu fico conhecendo aqui, realmente é inaceitável nos tempos de hoje termos tanto preconceito, respeito é uma coisa que não pode deixar de existir, ótima resenha.



    Abraço.



    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcos! Vou bem e você? O livro é excelente. Que bom que a resenha tenha lhe agradado. Abraço!

      Excluir
  11. Minha nossa, essa resenha me deixou super curiosa. Esse tema é algo que gosto muito de ver em livros e a forma como parece ser desenvolvida no livro é exatamente gosto.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Quando puder não deixe de ler o livro, você vai gostar da leitura. Abraço!

      Excluir
  12. Um tema muito importante para nossa atualidade. Me deu vontade de ler.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emerson! O tema é importantíssimo. Quando puder leia-o. Bom fim de semana.

      Excluir
  13. Resenha excelente,amigo.

    Já deu vontade de ler. Obrigada pela visita e volte sempre!


    Beijos sabor carinho e um finalzinho de sábado abençoado

    Donetzka

    Blog Magia de Donetzka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Donetzka! Que bom que gostou da resenha. Se puder não deixe de ler. Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog