Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: A Profecia do Paladino

LIVRO: A Profecia do Paladino
ANO DE LANÇAMENTO: 2016
AUTOR:  Mark Frost
EDITORA: Galera Record
NUMERO DE PAGINAS: 420
CLASSIFICAÇÃO: ★★★




Sinopse:
Um misterioso thriller do roteirista de Quarteto Fantástico e co-criador da série Twin Peaks. Will West faz de tudo para não chamar a atenção. A pedido dos pais, ele se esforça para tirar notas medíocres e não se destacar. Mas quando sua escola o obriga a fazer uma prova de desempenho geral, ele acaba se esquecendo de errar algumas respostas. Seu resultado espetacular atrai o interesse de uma das escolas particulares mais exclusivas do país, que o procura para oferecer uma bolsa de estudos. No entanto, assim que recebe essa oferta, começa a ser seguido por homens misteriosos e sedãs pretos. Ao tentar escapar de perseguidores, seus pais desaparecem e Will acaba se matriculando às pressas no misterioso colégio. Chegando à sua nova escola, ele percebe possuir talentos físicos e mentais que beiram o impossível e descobre que suas habilidades estão conectadas a uma batalha milenar entre forças épicas.



Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.



Há pessoas que julga livro pela capa; outros, pela sinopse. Eu confesso que julguei a obra pelo nome do autor. Quando li Mark Frost na capa, lembrei-me autor tem um nome conhecido, principalmente no meio nerd, pois participou da construção do filme Quarteto Fantástico. Contudo, nem sempre um nome forte faz uma excelente obra. Em A Profecia do Paladino, temos uma obra regularmente boa, mas nada excepcional. Há certos clichês cometidos no desenvolvimento que eu, sinceramente, não esperava.
Na obra, conhecemos Will West. Entre as suas mais diversas habilidades, está uma inteligência acima da média. Contudo, apesar disso, ele é aconselhado pelos pais a nunca demonstrar todo o seu potencial. Ele deveria ser apenas mais um e não ser notado. Aliás, recomendações não faltam em sua vida. Will segue uma lista delas. Contudo, apenas uma vez, ele se esquece de fazer o prometido e tira uma nota excelente em uma prova. Isso foi o suficiente para sua vida virar de cabeça para baixo.
Pela nota que tirou, Will recebe uma bolsa de estudos em um misterioso colégio. Porém, não é apenas isso de estranho que acontece em sua vida. Do nada, ele começa a ser seguido por pessoas esquisitas, o que o deixa assustado. Para piorar, seus pais desaparecem, o que o faz ficar sem muitas opções, a não ser se matricular no tal colégio. Contudo, se as coisas não estavam bem, elas ainda poderiam piorar.
No colégio, Will começa a fazer amizades e percebe que suas habilidades talvez não sejam tão exclusivas assim. Ademais, parece que há muitos outros elementos interligados aos seus “poderes” e que um mundo fantástico quase inimaginável pode existir. Além de ter que dar conta de todas as mudanças, ainda há os problemas no colégio que são típicos da idade. Desta forma, cabe a West mostrar todo o seu potencial e tentar salvar o dia.
A premissa da obra parece bem interessante, certo? Certo. Na verdade, ela é interessante e até muito envolvente. Contudo, não é nada original. Se você for um leitor mais experimentado em universos fantásticos, vai identificar um padrão. Claramente o livro segue o ideal do mais do mesmo, que é mais ou menos o seguinte: o personagem está em um mundo comum, depois algo acontece e modifica a sua visão existencial, porém, ele não quer aceitar essas mudanças. Há, geralmente, um mentor que guiará o herói e fará com que ele entenda seus poderes e aceite essa nova jornada; depois virão provações, aliados, a grande batalha e, claro, a vitória. Reconheceu o padrão? Isso é utilizado em dezenas de livros famosos e também em A Profecia do Paladino. Isso tornou o livro bem previsível, o que deixa um gosto acre nos lábios; contudo, tenho que informar-lhes que, ao menos, Mark Frost soube revestir essa estrutura de maneira bem inteligente. Apesar de não haver surpresas, a obra não deixa de ser bem escrita.
O primeiro ponto alto da obra é a excelente narração. Mark consegue tornar o enredo profundo, deixando os personagens com uma carga psicológica interessante, sem interferir na velocidade da trama. Até mesmo os momentos de descobertas, que tendem a ser mais vagarosos, são trabalhados bem e com agilidade. Os momentos de ação, por sua vez, são formados de pura adrenalina, o que deixa a obra para lá de viciante.
Além disso, também devo dizer-lhes que, gostei muito do amadurecimento que o protagonista teve no decorrer das páginas, o que nem sempre acontece em livros fantásticos juvenis. O Will do começo da obra certamente não é mais o mesmo que encontramos no fim. Isso faz com que o enredo vá se tornando cada vez mais interessante e ainda dá boas expectativas para a continuação da série. Felizmente!
Em resumo, "A Profecia do Paladino" é um livro regular. Não consegue atingir o nível de ser considerado bom, entretanto não é um livro ruim, pois é ágil e muito envolvente, mas não é original e imprevisível. Leitores mais experientes podem se sentir incomodados em certos momentos, contudo, o público ao qual o livro é destinado certamente gostará muito da obra. Se você não se importa com certos clichês, essa obra é para você curtir a estória sem surpresas e se entreter com a leitura, pois nisso este livro cumpre seu papel de maneira satisfatória. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!


Comentários

  1. Oi
    na época que foi lançado tive vontade de ler, mas depois até esqueci da existência dele, não sabia que o escritor dele estava envolvido com o quarteto fantástico,
    Legal que o protagonista amadureceu na história e que bom que no geral gostou da leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! No geral é um livro bastante regular, mas tem os seus momentos agradáveis durante a leitura.

      Excluir
  2. Oi, Luciano

    Realmente, um nome forte não quer dizer nada,pode dar muito certo como pode dar muito errado. Pode não ter sido algo excepcional ou original, mas poderia ter sido pior, né? Hahaha Eu não gosto do gênero e para mim um livro nessa pegada tem que ter mais identidade, só assim para eu dar uma chance.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! O nome forte em um primeiro momento serve para atrair muitos leitores. Que pena que você não goste de o gênero, pois existem livros excepcionais neste gênero, aliás em todos os gêneros existem livros fabulosos, como existem também livros que desagradam. Beijos!

      Excluir
  3. Olá, Luciano.
    Eu tenho esse livro aqui na estante desde que lançou e até agora não me animei a ler. Eu comprei por causa de uma resenha que elogiou bastante o livro mas chegou aqui e acabei passando outros na frente e até agora não li hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Sil! A leitura não é ruim, mas também está longe de ser empolgante. Quando puder leia o livro e tire suas conclusões. Abraço!

      Excluir
  4. Oi, Luciano!
    No geral eu não me incomodo com os clichês literários que vemos por aí. Mas, por ser uma leitura mediana não sei se me empolgo a iniciá-la :/
    Sua resenha ficou ótima!

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! Se você não se importa com livros clichês este aqui deve lhe agradar, caso você o ler. Que bom que gosta de as resenhas, fico muito feliz em saber que as pessoas gostam. Beijo!

      Excluir
  5. Oi, Luciano!
    Pelo jeito, talvez essa obra agrade mais leitores menos "experientes", né?! Talvez eles se surpreendam mais com o desenrolar da trama. Ler muito tem dessas coisas, a gente vai ficando mais exigente! Hahahaha!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla! É bem por aí mesmo. Certamente o livro agradará o seu público alvo. Beijos!

      Excluir
  6. Oii Luciano
    Não conhecia o livro e apesar de não me importar com esses métodos clichês eu não sei se leria esse livro pois não faz tipo no momento.

    Beijinhos!
    http://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thayná! Se não faz o seu estilo é melhor não lê-lo, pois a probabilidade de você não gostar do livro é aumentada consideravelmente. Beijos!

      Excluir
  7. Acredita que eu acabaria não me interessando pela obra em uma olhada rápida? Ele tem uma calda que vai me chama atenção, e um enredo bem comum. Mas também seja uma leitura boa.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! A capa é chamativa. Apesar de o enredo comum e o clichê o livro é bem escrito. Beijos!

      Excluir
  8. Ah, só pela capa e o título o livro já chama a atenção, pena que não é tudo isso. Já ouvi falar desse livro e amei título desde o primeiro momento, mas não li até hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Melissa! Se você gosta do gênero o livro pode lhe agradar. Beijo!

      Excluir
  9. Oi Luciano, tudo bem?
    Eu costumo julgar pela capa, mas sempre acabo me surpreendendo, positivamente ou negativamente. Sim, a premissa é bem interessante, uma pena ser tão previsível. Não sei se leria, mas gostei muito de saber sua opinião.
    Beijos!

    www.lostwords.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline vou bem e você? Que bom que você gostou da minha opinião. Beijos!

      Excluir
  10. Oi, não conhecia o livro nem o autor, mas é um lançamento bem atual, 2016.
    Adorei o texto, e que bom que gostou da leitura, não é nada agradável quando ficamos decepcionado ou algo do tipo.

    Abraços!

    Victor Wallace
    https://wallsbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, é uma leitura válida, apesar de previsível. Abraço!

      Excluir
  11. Oi Luciano, tudo bem?
    Curti a sinceridade da resenha. Parece ser um livro que segue à risca a Jornada do Herói. Tenho buscado ser mais seletiva nas minhas leituras (exceto quando é alguma obrigação com editoras), então provavelmente deixaria esse título passar.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri vou bem e você? Não é um livro que você guardará em sua memória como inesquecível, no entanto a leitura não é ruim. Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog