Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: Seis Segundos de Atenção

LIVRO: Seis Segundos de Atenção
ANO DE LANÇAMENTO: 2013
AUTOR:  Humberto Gessinger
EDITORA: Belas-Letras
NUMERO DE PAGINAS: 168
CLASSIFICAÇÃO: ★★★



Sinopse:
A única coisa que podemos fazer com o tempo é escolher o que fazer com ele. Na busca pela faísca da criação da sua arte, que ele persegue pelas noites como uma estrela guia, Humberto Gessinger nos mostra em seu novo livro de crônicas que fazer um segundo valer a pena leva tempo. Um tempo que, às vezes, não queremos ter. Um tempo que não podemos parar nem fazer andar mais rápido. Não é tão fácil quanto parece encontrar um instante mágico, o centro da nossa originalidade, do nosso talento, e manter a conexão com ele. Leva mais do que 600 anos de estudo. Leva 6 segundos de atenção.





Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.


Resolvi ler Seis Segundos de Atenção por causa do autor e das belas canções que compõe. Humberto Gessinger, à frente da banda Engenheiros do Hawaii, marcou gerações com suas letras inspiradas e bem trabalhadas, além de chamar a atenção por trabalhos mais críticos, algo que eu admiro demais. Embalado por suas melodias, resolvi mergulhar na presente obra. Contudo, apesar de entregar um livro regular, não era o que eu esperava. O Humberto da prosa está, certamente, aquém do Humberto das letras poéticas.
Como é típico em livros de crônicas, Gessinger aborda diversos assuntos em sua obra, fala de tudo e de nada ao mesmo tempo. Analisa a sociedade, as relações, fala de sentimentos, toca em pontos da sua trajetória musical e também da banda. Talvez o grande destaque do livro seja a capacidade de o autor unir pontos bem diferentes e fazer deles um único texto, em geral, criativo.
O livro mantém certa constância: alguns textos bons; a maioria, porém, é regular. Em todos eles, entretanto, encontramos trechos mais profundos, daqueles que guardamos na alma. Aliás, são eles os principais motivadores para que a leitura prossiga, crônica após crônica. O esperado, por ser o autor quem é, eram textos completamente intensos e encantadores; infelizmente, a realidade é um pouco diferente.
Um ponto que ameniza os momentos mais mornos é a presença de algumas músicas na obra. Isso, por um lado, traz um pouco de poesia para o trabalho, o que é excelente e quebra um pouco o ritmo da sequência de textos mais próximo da denotação. Por outro, a presença das canções deixa bem clara a grandiosa diferença que existe entre a escrita do autor nas duas modalidades.
Em resumo, "Seis segundos de atenção "é um livro que oscila entre o regular e o bom, mas que provavelmente vai agradar aos fãs do autor. Humberto não é o melhor cronista do Brasil, mas consegue tirar leite de pedra em alguns momentos, apresentando trechos profundos. Pelo sim, pelo não, vale a leitura, principalmente se o leitor estiver habituado a ler crônicas. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!




Comentários

  1. Eu gosto muito do cantor e não sabia que havia um livro dele de Crônicas. É uma pena que o autor não tenha superado suas expectativas. Apesar de ser um livro de alguém que admiro, não curto o gênero e por isso provavelmente não leria.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! O livro ficou aquém do esperado. Eu também gosto muito das músicas dos Engenheiros do Hawaii, pois cresci ouvindo as belas canções da banda feitas pelo Gessinger. Contudo o livro não é como eu imaginava, porém para os fãs é uma leitura satisfatória. Beijos!

      Excluir
  2. Oi, Luciano! Livro de crônicas tem dessas coisas, né?! Nem sempre curtimos todas.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla! Exatamente nem sempre curtimos todas, mas é uma leitura que satisfará aos fãs. Beijos!

      Excluir
  3. Olá, Luciano.
    Eu não sou tão fã de crônicas. E isso aliado ao fato de também não ser fã de musicas, se você não falasse quem era ele eu não saberia, faz com que eu deixe passar a dica literária de hoje.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Entendo. O livro é basicamente para os fãs mesmo, pois se nem de música você gosta então o livro não irá lhe agradar.

      Excluir
  4. Como assim eu desconhecia a existência desse livro? Eu adoro o Humberto e suas músicas na banda Engenheiros do Hawaii. Se eu me pego refletindo horrores nas letras das músicas, não quero nem imaginar como vou ficar depois de ler essas crônicas. Aliás, quero sim hehe dica anotada ♥

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Leia o livro, pois como você gosta das músicas da banda este livro pode lhe agradar. Eu também gosto muito das músicas dos Engenheiros do Hawaii, no entanto o livro ficou aquém do que eu esperava. Beijo!

      Excluir
  5. Oi
    não conhecia, porém não sou de ler crônicas, uma pena que não foi o que esperava e que acabou trazendo histórias monas, já escutei falar do grupo, mais nem sabia quem esse homem era.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! O livro é regular, tornando a leitura bastante oscilante.

      Excluir
  6. Adoro crônicas. Não conhecia esse livro apesar de adorar a banda. Já quero ler!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique! Se você gosta das músicas da banda, é provável que o livro lhe agrade. Quando puder leia-o.

      Excluir
  7. Oi Luciano, já tinha ouvido falar da obra, mas nunca li uma resenha. Eu gosto muito das músicas do grupo, mas ler crônicas não é meu forte!
    Enfim, não leria este livro normalmente, mas gostei de conhecer um pouco mais pela sua resenha..

    Beijos Mila

    ResponderExcluir
  8. Oi Luciano, tudo bem?
    Achei sua resenha lúcida e coerente. Nem sempre um escritor consegue dominar todos os estilos, e talvez o do Humberto brilhe mesmo no campo da composição.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri vou bem e você? O Humberto da música é bem melhor do que o do livro. Beijos!

      Excluir
  9. Sabia que conhecia esse nome, hahaha.
    É o cara do Engenheiros!
    Não sou muito de livro de crônicas. Até leio contos, mas prefiro prosa.
    Não é bem meu estilo e como não sou fã dele, acho que não é para mim mesmo.
    Gosto das músicas dele, já até fui em show, mas não sei se animo para ler o livro.

    Beijooos

    Teca Machado
    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teca! O livro é regular, decepcionando em algumas crônicas. Contudo para quem é fã é uma leitura satisfatória, e se você não tem o costume de ler livros de crônicas é melhor não se arriscar com este livro. Beijos!

      Excluir
  10. Oii
    Não sou muito de ler crônicas, então seria um livro que provavelmente não leria. pois também não escuto a banda. Que pena que o livro não supriu todas as expectativas.

    Beijos!
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá Luciano,


    Não conhecia esse livro, gosto demais da banda e no início até me animei, mas depois das suas ressalvas fiquei com um pé atrás, veremos.


    Abraço.


    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A leitura talvez lhe agrade, no entanto o livro é regular. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog