Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

O que esperar do futuro?

Em meio ao caos provocado pela pandemia do Corona vírus, fomos obrigados a assumir novos hábitos e abrir mão de uma cultura consolidada por séculos de modelagens sociais, na qual vivíamos sob uma quase normalidade, desenhada por uma falsa ideia de que as coisas seguiriam um script repleto de certezas e que tudo seria previsível. Só que não foi bem assim.
Céticos alienados pela doutrinação ideológica acham que a pandemia é uma farsa e que tudo não passa alarme falso e uma desculpa para que "vagabundos" fiquem em casa, enquanto empresas declaram falência. Alguns acham simplesmente que o vírus não existe, mesmo com todas as evidências e farto material a respeito do assunto nos mais diversos canais informativos ou sites de referência em análise e pesquisa biológica e médica. Geralmente esse grupo de pessoas opta por acreditar em postagens vindas de redes sociais ou canais de vídeos de algum suposto influenciador digital.
Crentes enxergam a pandemia como uma espécie de castigo divino, atribuindo-lhe o status de evento apocalíptico e tomam para si o direito e a responsabilidade de intervir à sua maneira, contrariando qualquer espécie de análise racional sobre o caso e ignorando qualquer informação contrária às suas crenças.
Teóricos da conspiração juram de pés juntos que tudo isso não passa de invenção da mídia, que o vírus foi criado intencionalmente para fins de uma guerra biológica ou e que o único propósito da suposta pandemia é a propagação de boatos, além de uma tentativa muito bem elaborada pelos governantes a fim de dominar a população. Uma espécie de delírio esquizofrênico.
Ufologistas e pseudocientistas defendem ideias absurdas sobre as possíveis origens do COVID-19, como a de que o vírus seja de origem extraterrestre, que os reptilianos seriam os verdadeiros agentes por trás da pandemia ou que tenha alguma relação absurda com o nível vibracional da energia de nossos corpos, devidamente medida em megahertz para que soe como ciência de fato.
A razão deu espaço a crença e esta enveredou para o discurso simplório das soluções simples, mesmo sem antes ser submetida a qualquer avaliação científica daqueles que se debruçam anos sobre artigos, análises técnicas, incansáveis testes em laboratórios e comparações entre esta e outras epidemias. Para alguns, a imposição de mãos, a mandinga, o amuleto ou um conta gotas contendo água saborizada pode vir a ser a solução de todos o problemas epidemiológicos do mundo.
De um lado temos crentes ferrenhos, certos do seu saber absoluto, que negligenciam os reais riscos da pandemia em nome de um posicionamento político ou ideológico. No extremo oposto temos a comunidade científica cheia de incertezas, que em vez de atribuir a si mesma o dom do saber absoluto ou das curas milagrosas, esmiúça com dedicação todas as possibilidades a fim de encontrar uma solução para o problema e trazer alívio ao sofrimento da humanidade.
O erro dos leigos doutrinados por ideologias é achar que toda verdade tem apenas uma única vertente, enquanto dá de ombros às demais possibilidades e encerra qualquer discussão a respeito, sem ao menos questionar suas próprias verdades. Um misto de ignorância, prepotência e rigidez mental.
Em meio a isso tudo sobra uma população desorientada em meio ao turbilhão de “fake news”, promessas de curas milagrosas, oportunistas dispostos a lhe arrancar dinheiro e óbvia incapacidade de um governante claudicante e absorvido pelo próprio delírio egocêntrico.
E a população aos poucos vai sucumbindo às inúmeras tragédias que ocorreram e que ainda virão nos tempos futuros. Restamo-nos evoluir como parte importante de toda essa mudança  gerada por um vírus letal que assola a humanidade atualmemte. O que esperar do futuro a partir de agora?

Comentários

  1. Oi, Luciano. Tudo bem por aí? Está se cuidando?
    Esse é um assunto que sempre as pessoas tentam assumir lados e colocar suas crenças, particularmente eu não me importo com o que cada um vai acreditar se é "fake", se é "divino" ou "guerra biológica", o verdadeiro fato é que está aqui nesse momento e isso não dá para fugir.

    O que esperar do futuro é uma boa pergunta.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa vou bem na medida do possível. Eu estou me cuidando. O futuro me parece bastante tenebroso, torcemos para que este pesadelo cesse o mais breve possível. Pois esta difícil viver desta maneira. Beijo!

      Excluir
  2. Tem muitas pessoas inventando várias teorias. Eu acho que as coisas vão mudar muito depois de tudo isso. Tanto nas pessoas como nas empresas.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique! Concordo com você, pois existem muitas teorias espalhafatosas. Assim eu espero, que as pessoas sejam mais conscientes e, as empresas mais responsáveis. Beijo!

      Excluir
  3. Sinceramente, é como ver a humanidade se sabotando. A humanidade sempre foi responsável pela própria destruição, mas agora isso está tão nítido que é impossível ignorar e se manter calado. Espero realmente que tudo isso melhor. O ruim também é que a negligência tanto do presidente, quanto dos demais, está sendo prejudicial para quem está se cuidando. A pandemia está aqui e várias pessoas estão ignorando.

    Att

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Torcemos que esta pandemia cesse logo, pois já morreram tantas pessoas e se continuar como está vai morrer outras tantas mais. Att.

      Excluir
  4. estamos vivendo em uma realidade alternativa onde as fake news são as verdades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Está difícilimo viver nesta realidade alternativa.

      Excluir
  5. Olá, Luciano.
    Eu sou cristã e estou indignada com o posicionamento de alguns pastores. Parecem que colocaram uma venda e toda besteira que o presidente falam eles defendem com unhas e dentes. A doença não existe, é tudo invenção da Globo para derrubar o presidente. Já ouvi que sou vagabunda, trouxa e por ai vai. É triste, mas é a realidade. E enquanto os vagabundo estão em casa o resto está andando pelas ruas como se estivessem de férias.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sil! Eu estou com muito medo do que ainda está por vir. Vamos torcer que essa situação melhore e, que algumas pessoas, inclusive as que estão no poder se conscientize. A situação está cada dia mais ameaçadora para toda população, principalmente no Brasil e nas grandes metrópoles. Abraço!

      Excluir
  6. Então... O homem moldou as certezas como gaiolas para ser aprisionado em sua ignorância.
    Adorei o texto, propagação de informação nesse período é extremamente importante. Infelizmente o Brasil passa por um desgoverno enorme, no qual o chefe do executivo não apresenta de forma concisa nenhum planejamento para o enfrentamento de uma guerra que não não deve deixar nem economia nem saúde de lado. Bem, temos tantas coisas erradas acontecendo, porém, acho que não é o momento de acharmos a causa inicial da pandemia e sim preocuparmos em como combater o vírus causador de tantas mortes. Depois preocupamos em investir na educação para que não cometam, no futuro, o mesmo erro que cometeram nas urnas em 2018.
    Abraços!

    Wall's Books.
    https://wallsbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato é que certamente têm de haver mudança em todos os sentidos por parte de os governantes e também parte da população que não possui consciência. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog