Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: Colega de Quarto

Livro: Colega de Quarto
Editora: Faro
Autor: Victor Bonini



Sinopse:
Eric Schatz, carioca que se mudou para São Paulo por conta do curso universitário, começa a perceber indícios de que há mais alguém frequentando o seu apartamento.
Primeiro, um par de chinelos.
Então, uma outra escova de dentes. Um micro-ondas que é ligado sozinho durante a noite, barulhos estranhos a qualquer hora e luzes que se apagam de modo misterioso.
Até que, em determinada noite, Eric enxerga o vulto do colega de quarto entrar em seu apartamento pela porta da frente.
Desesperado, o rapaz vai atrás de um detetive particular, mas parece ser tarde demais. Em menos de 24 horas, tudo acontece de modo acelerado e depois de uma ligação desesperada, cortada abruptamente, Eric despenca da janela do seu apartamento.
Em seu livro de estreia, o autor nos apresenta uma história urbana de tirar o fôlego. Um mistério que passa por uma relação familiar complicada, suspeitas por todos os lados, e camadas e camadas de culpados. Há alguém inocente?




Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.


Este livro foi uma grata surpresa para mim. Eu esperava um livro bom, mas não um livro tão incrível e envolvente. Se for pensar que é uma obra de estreia, o autor merece meus parabéns ainda mais. Motivo? Confira abaixo.
Eric é um rapaz muito rico, o típico playboy. Namora uma garota estilo modelo, possui roupas de marca, um carro caríssimo e mora em um dos melhores condomínios de São Paulo. Porém, ele não está feliz. Pior, ele acha que pode estar ficando louco. O motivo é simples: ele acredita que pode ter um colega de quarto “invisível” morando com ele.
Indícios não faltam; o micro-ondas liga sozinho durante a madrugada; a descarga do banheiro é ativada sem qualquer comando. Ainda tem o chinelo que aparece, misteriosamente, no quarto de hóspedes. Uma escova dental também surge no seu banheiro, como em um passe de mágica. É enlouquecedor, sem dúvidas.
Querendo provar para si mesmo que não está louco, Eric procura ajuda. Primeiro, de um psicólogo. Após, vai atrás do detetive particular Conrado Bardelli. Contudo, aparentemente, nenhum deles pode ajudá-lo. Ainda naquela madrugada, o jovem Eric despenca da janela do seu quarto. Seria suicídio por causa da loucura ou o colega de quarto o assassinou?
Partindo dessa premissa, Victor Bonini cria um enredo complexo e envolvente. Com uma narrativa detalhada, mas não cansativa, consegue prender o leitor do começo ao fim. Ele ganha pontos por construir um caso muito plausível; melhor ainda: apesar de deixar boas dicas para o leitor, consegue surpreender no fim.
Outro ponto que merece muito destaque na construção do enredo são os bons personagens. Todos eles são muito humanos; possuem falhas e qualidades, até mesmo os “vilões”. Eles são tão reais que eu não me surpreenderia se me deparasse com qualquer um deles por aí. Isso, sem dúvidas, é um mérito enorme. Poucos são os autores que conseguem tal feito.
Dentre os ótimos personagens, destaco o detetive e advogado Conrado Bardelli. Como advogado, parece ser um pouco preguiçoso, mas, como detetive, ele se revela. Mostra-se um homem sagaz, altamente inteligente e consegue perceber nuances dos casos que até mesmo a polícia ignora. Não é um “sabe-tudo”, pois se mostra equivocado em alguns momentos durante a obra. Porém, ainda assim segue em frente e não para até resolver o caso.
Outro ponto que merece ser salientado é a realidade que a obra carrega. Desde os trâmites policiais até as falhas do sistema – como um civil ter acesso a dados privilegiados –, o autor consegue trabalhar muito bem a verossimilhança. Não há cenas “forçadas” como em alguns livros policiais. Outro ponto que contribui para essa questão mais real é a ausência de super-heróis. Sabe aquele maniqueísmo profundo de algumas obras do gênero? Não existe em Colega de Quarto, felizmente.
Analisando a obra como um todo, o que eu posso dizer, sem dúvidas, é que ela merece ser lida. Além disso, aposto no Victor como um dos novos nomes da literatura policial brasileira. Anote esse nome, pois ele ainda será muito conhecido. Assim eu espero. Em resumo "Colega de Quarto" é uma leitura imperdível para quem é aficcionado pelo gênero. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Comentários

  1. Olá, Luciano. Tudo bom? Sempre vejo seus comentários no blog da Sil, então hoje resolvi te visitar pois gosto muito das suas observações. :)

    Eu sempre quis ler esse livro, mas acabo nunca comprando por conta do preço. Tenho um livro do autor aqui, Quando Ela Desaparecer, que ganhei em um sorteio no blog da Sil mesmo, e vou conhece a escrita deste autor através dele.

    Contudo, ainda quero ler Colega de Quarto por tenho muita curiosidade acerca do mistério! E se tem uma coisa que eu gosto em livros do gênero são aqueles com bons personagens. Personagens que não são perfeitos, mas são as falhas que os diferenciam. Assim que eu encontrar uma promoção bacana vou comprar!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires vou bem. O livro é maravilhoso, pois é muito bem escrito e a trama é muitíssimo bem elaborada. Certamente você se agradará com a leitura. Beijos!

      Excluir
  2. Olá, Luciano.
    Eu gosto muito do Victor Bonini. Ele é uma promessa que já deu certo. Recomendo que leia seus outros livros porque até agora gostei de todos que li dele. E olha que acho esse o mais fraco dele hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! O livro é maravilhoso. Que bom que ele deu certo, pois escreve muito bem. Procurarei ler outros livros do autor.

      Excluir
  3. Eu sempre me apego por personagens que se destacam pela inteligência, e gosto bastante de acompanhar o raciocínio deles. Ainda não conhecia o livro, parece uma leitura interessante.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! O livro é excelente, se puder não deixe de conferir. Beijos!

      Excluir
  4. Li este livro na época em que foi lançado e gostei muito. Amei a resenha. Beijinhos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog