Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: As Lições do Mestre

Livro: As Lições do Mestre
Editora: Jardim dos Livros
Autor: Confúcio


Sinopse:
Esta é uma seleção de ensinamentos de Confúcio (551-479 a.C.), um dos maiores vultos da filosofia e da religião. Confúcio ensinava que a sobrevivência da civilização depende do exercício correto de uma cultura racional, da prática de uma moral eficaz em inibir o mal e ensejar o altruísmo e a bondade. Os preceitos confucionistas defendem uma base humanística na educação, cujo cerne é o aspecto humano e moral. Para o Mestre, o tipo ideal de indivíduo é o Junzi, o “educado”, uma pessoa de bons modos, instrução e qualidades morais elevadas. Traduzidos direto do chinês, estes pensamentos compõem um guia indispensável para nos aconselhar em tempos confusos e de relativismo moral como os de hoje.



Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.


Confúcio sempre foi considerado um dos maiores pensadores, principalmente no ramo da filosofia. Contudo, o acesso aos seus ensinamentos nem sempre foi tão fácil, seja por causa das publicações serem mais antigas, seja pela tradução não ser adequada. Assim sendo, "As Lições do Mestre" foi a realização de um desejo para quem ansiava em conhecer um pouco das teses do autor.
O primeiro ponto que chama a atenção na obra é a tradução que foi feita diretamente do chinês, o que dá uma proximidade maior dos reais ensinamentos para o que está escrito na presente obra. Além disso, o livro conta com uma introdução bem interessante para quem ainda não está bem situado aos ensinamentos de Confúcio. Há um ambientar histórico, mostrando a situação política-social da época na qual o autor desenvolveu suas teses e pensamentos. Isso ajuda demais a compreender melhor o livro.
Outro ponto que se destaca é que "As Lições do Mestre" não é a tradução de uma obra completa do autor, mas um apanhado de trechos, citações e passagens de relevante importância para entender todo o pensamento desenvolvido pelo filósofo. Isso permite uma leitura rápida, mas bem reflexiva, além de dar um aprofundamento interessante para o leitor sobre os mais diversos pontos tratados por Confúcio.
Também vale ressaltar a atualidade dos ensinamentos, o que contribui demais para que a leitura seja agradável e prazerosa. Confúcio acreditava, por exemplo, que para fugir de uma crise social o melhor caminho é a educação. Ele defendia que, a partir de um processo educacional mais sólido e crítico, a maior parte dos problemas enfrentados na época seriam resolvidos. Fazendo um paralelo com a presente situação brasileira, podemos ver como esse pensamento ainda pode ser útil e eficaz na nossa realidade.
Outros assuntos importantíssimos foram tratados pelo autor, como honestidade, transparência, bondade e como governar. Aprofundar-se nesses temas é, sem dúvidas, ideal para todo aquele que pretende ter uma visão de mundo mais crítica e abrangente, o que torna o livro ótimo para melhorar como humano e também para aprender.
Desta forma, As Lições do Mestre mostra-se uma boa introdução aos preceitos confucionistas, sendo uma boa porta para a entrada de novos leitores para a filosofia, principalmente por sua abordagem fácil e linguagem simples. Se refletir e aprender é o que você procura, esse livro é muito recomendado. Não irei me prolongar mais sobre o livro, simplesmente porque o principal este que vos escreve já revelou, e também pelo fato de o livro possuir apenas 96 páginas. Se eu revelar mais sobre o livro cometerei spoiler. Em resumo "As Lições do Mestre" é sim uma obra edificante e educativa, fazendo o leitor refletir sobre os temas contidos  no livro. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Comentários

  1. Olá, Luciano.
    Achei a dica bem interessante e tenho certeza de que muita gente vai apreciar. Mas eu particularmente não gosto de ler livros de não ficção, então vou deixar passar a dica de hoje.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Eu entendo, infelizmente muitas pessoas não gostam de ler livros não ficcionais. Eu particularmente amo livros desse gênero.

      Excluir
  2. Eu adorei a resenha, gostaria que mais pessoas lessem livros assim, principalmente aquelas que estão a frente do nosso executivo hahaha quero ler assim que eu tiver oportunidade

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Leia sim, certamente é uma leitura muito educativa e reflexiva. Beijos!

      Excluir
  3. Nos ultimos tempos eu tenho tentado ler um pouco mais dos clássicos mas nem ao menos tinha me lembrado dele, já que não é tão popular assim. Não acho que seja uma leitura que agrade a todos, mas vou dar uma lida.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! Se puder lê-lo, não deixe de o ler, pois é bastante educativa e reflexiva a leitura. Abraço!

      Excluir
  4. Oi Luciano, tudo bem?
    Nunca li Confúcio, mas já concordo com ele sobre a educação. Pra mim, é a base de tudo.
    Que bacana saber que, apesar de antigo, o livro tem uma leitura de compreensão tranquila.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri vou bem e você? É uma leitura muito prazerosa, e este livro, é excelente para você conhecer Confúcio. Beijos!

      Excluir
  5. Hey Luciano! Tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas dificilmente vemos um livro introdutório a filosofia que seja se fácil entendimento. Dica anotada.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thamiris vou bem e você? Este aqui é super fácil de se entender, embora seja um livro de cunho filosófico.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog