Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: Zen Socialismo

Livro: Zen Socialismo
Editora: Geração
Autor(a): Cynara Menezes


Sinopse:
Zen Socialismo, de Cynara Menezes, reúne o que de melhor esta jornalista que prega a necessidade de uma nova esquerda no país escreveu em sua peregrinação ao mesmo tempo lúcida, denunciadora e bem-humorada pelos problemas, paranoias, fobias, absurdos ideológicos, retrocessos e baixezas da direita brasileira (e de seus adeptos mal informados) pelas redes sociais brasileiras. Reunidos em blocos temáticos como Socialismo, Brasil, Camaradas, Mundo, Maconha, Jornalismo, Vida, Sexualidade e Entrevistas, os posts são uma leitura em que o prazer do texto se confunde com o prazer de ser bem informado e de se deparar com uma inteligência lúcida que nos diz um pouco do que precisamos saber sobre o socialismo do século XXI sem as cortinas de fumaça da mídia tradicional. É isso, ainda é possível fazer o bom e velho jornalismo.


Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.


Livros não ficcionais não são vistos sob bons olhos por todo leitor. "Zen Socialismo" originou-se do blogsocialista Morena e objetiva trazer uma nova visão sobre o socialismo, deixando de lado algumas das ideias clássicas, desconstruindo alguns mitos e inverdades construídos ao longo do tempo, e mostrando como é possível, na sociedade moderna, assumir uma posição de esquerda coerente. É bem provável que alguns já devem estar fazendo uma cara feia. Porém, alerto-os: leia a resenha até o fim; certamente você irá se surpreender. O livro não é difícil e vai bem além do que parece.
Para alcançar o objetivo já mencionado, Cynara Menezes dividiu seu livro em hashtags, sendo elas: #socialismo, #Brasil, #literatura, #camaradas, #mundo, #maconha, #jornalismo, #vida, #sexualidade, #entrevistas. Por questão do bom desenvolvimento da presente resenha, não poderei abordar todas, até para não correr o risco de spoiler, então preferi mencionar as três primeiras, visto que elas permitirão ter uma imagem panorâmica da obra.
Em socialismo, Cynara demonstra algumas nuances dessa corrente social, política e filosófica. De maneira simples e didática, mostra, na prática, em que consiste ser socialista. Com textos longos, curtos e até com perguntas e respostas, deixa mais clara essa corrente de pensamento. Além disso, desconstrói linhas de raciocínio errôneas, como “em um país socialista, irão tomar meu Iphone” ou “se houver um governo realmente socialista, terei de ser homossexual”. Falando assim, parece até bizarro que certos pensamentos como esses tenham que ser desconstruídos. Porém, basta acessar o Facebook e é possível perceber que muita gente ainda tem esse raciocínio.
Em Brasil, Menezes fala um pouco sobre as estruturas sociais, sobre o complexo do vira-lata e também sobre o politicamente correto. No primeiro caso, há temas como a cota e sua importância e a quebra de alguns “argumentos” usados pelos que são contra essa justiça histórica e social. No segundo caso, a autora aborda, de maneira irônica e divertida, a mudança ideológica de alguns roqueiros; de opositores, curvaram-se ao capitalismo, tornaram-se críticos do Brasil, do seu povo e da sua cultura. Tudo que é estrangeiro é “melhor, mais legal e mais bonito”. No último, mostra que o politicamente correto é mais do que simplesmente ser “agradável”; ser politicamente correto é ser alguém que respeita as diferenças, se mostra aberto ao mundo e à vida.
Em literatura, vemos toda a beleza da arte, acompanhamos alguns escritores e também vemos a desconstrução de alguns personagens. Aliás, foi a melhor parte, na minha avaliação; apesar de essa afirmação ser suspeita ao vir de mim. Dessa divisão, destaco dois elementos: a autora mostrando como a literatura a tornou uma pessoa de esquerda e a desconstrução do personagem Bentinho (amém, alguém mais vê isso). No primeiro caso, Cynara apresenta a poesia de Bertolt Brecht chamada “Perguntas de um operário que lê”, texto altamente crítico que abriu a mente da escritora. No segundo, a autora apresenta outra face de Bentinho, uma que muitos ignoram. Vale a leitura.
O grande ponto positivo da obra é apresentar todos esses temas e muitos outros de uma maneira bastante simples. "Zen Socialismo" consegue ser fácil e acessível sem ser raso, o que é excelente. Os argumentos são bem construídos, a dinâmica apresentada é interessante e os textos são envolventes, o que é essencial para conseguir tocar o leitor. Não há aquele toque rígido costumeiro dos livros políticos; aqui, os textos poderiam muito bem estar sendo lidos em ambientes mais abertos e acolhedores, como as redes sociais. Novamente, friso que isso é ótimo, visto que permite alcançar um público que não se apega a livros mais tradicionais.
Com tantos assuntos bons e por ter uma abordagem tão acessível, é claro que indico "Zen Socialismo". Sem dúvidas, é uma obra excelente para crescer em conhecimento de mundo.
É importante frisar, como sempre reafirmo em resenhas de livros de cunho histórico-político-social, você não deve ler essa obra como um mero leitor passivo. Seja crítico; concorde, discorde, reflita. Não existem verdades absolutas. Pensar com a sua própria cabeça é sempre mais importante. Em resumo para quem gosta do gênero, essa obra aqui é quase que obrigatória. Este que vos escreve ama livros não ficcionais, sendo assim, este aqui não poderia faltar em minha estante. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Comentários

  1. Oi Luciano
    Infelizmente as pessoas têm um pensamento errôneo sobre o que é socialismo .Eu não sei como as pessoas podem ter tanto medo de uma sociedade aonde não tenha tanta diferença social enquanro vivem em uma com tanta injustiça no dia-dia .
    Isso sem falar que tive que ouvir gente defendendo um regime como a ditadura militar e atacando o comunismo,como se os dois não fossem um regime totalitatista da mesma forma. Tudo o que condenam pelo governo-comunista ter feito ,a ditadura também fez.

    Esse livro com certeza é um livro que eu leria .

    Mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Babi! Perfeito o seu comentário e este que vos escreve concorda plenamente com você. O livro é riquíssimo, vais se agradar da leitura.

      Excluir
  2. Muito interessante a abordagem da autora de desmitificar o assunto. Gostaria de ler a obra.

    O blog está em Hiatus de verão, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emerson! O livro é riquíssimo, pois aborda muito da política no Brasil e no mundo. Abraço!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Luciano.
    Eu li a resenha mesmo fazendo cara feia logo lá no começo. E que resenha bem escrita. Mas infelizmente eu não gosto de livros de não ficção, e nem de livros de politica. Até acho que estou errada, mas prefiro ler para me divertir mesmo hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Que pena que você não goste de livros não ficcionais e nem livros sobre política. Este aqui, embora aborde a política, existem outros temas importantes também. Para quem gosta, e qual a este que vos escreve, este livro é sim obrigatório tê-lo na estante.

      Excluir
  5. Oi Luciano, que resenha maravilhosa, senti a sua energia daqui! E amei, e embora não seja meu estilo de leitura, fiquei com vontade de ler!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! O livro é riquíssimo, mesmo não sendo seu estilo de leitura, aconselho-te a lê-lo, pois a leitura é bastante enriquecedora. Beijos!

      Excluir
  6. Interessante o livro ser separado em #. A leitura parece agregar muito para qualquer leitor.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique! Os tópicos variados contidos no livro são separados por #. É bastante interessante e enriquecedora a leitura.

      Excluir
  7. Temos que realmente nos posicionar e ler a obra consciente. Adorei a dica e eu também gostaria de conhecer a obra. Ela parece muito interessante e também parece carregar um cunho que seja útil para os dias de hoje.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! A obra é interessantíssima, pois a leitura é muito enriquecedora. Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog