Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: Narrativas do Espólio

Livro: Narrativas do Espólio
Editora: Companhia das Letras
Autor: Franz Kafka

Sinopse:
O escritor tcheco Franz Kafka viu apenas a sexta parte de toda a sua produção ficcional ser publicada. Pouco antes de morrer, confiou sua herança artística ao amigo e testamenteiro Max Brod. As instruções do escritor eram claras: destruir toda a sua ficção impressa (exceto o livro Contemplação), seus artigos publicados em jornal e também seus manuscritos.


Olá queridos leitores e leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.

Franz Kafka é um dos autores mais famosos do mundo (apesar de não ter conhecido essa fama em vida, como bem sabemos). Sua importância é tão grande que hoje já podemos usar tranquilamente o adjetivo "kafkiano" sem medo de não sermos compreendidos pela pessoa com quem estamos falando. As marcas de Kafka no imaginário coletivo talvez sejam as mais notáveis dentre aquelas que recebemos de um único autor isolado (independente de "escolas literárias") do século XX. Tanto assim que ninguém precisa sequer ter lido "O Processo" ou "A Metamorfose" para estar intuitivamente familiarizado com o personagem oprimido em um universo de pesadelo burocrático que o subjuga como se fosse um impiedoso pai dominador ou para conhecer a mais famosa introdução de um conto de literatura fantástica de todos os tempos: "Certa manhã, ao despertar de sonhos intranquilos, Gregor Samsa viu-se metamorfoseado em um gigantesco inseto". Basta respirar o ar da cultura ocidental contemporânea que Kafka vai estar lá em algum lugar, é inevitável. Mas então as causas desse estrondoso sucesso pelas obras de Franz Kafka pós sua morte é notório por vários motivos, além, é óbvio de sua inquestionável qualidade literária presente em todos os seus livros.
Por que diachos, então, Kafka está nessa lista de livros pouco comentados? Ora, é simples: porque, apesar de todo mundo falar a todo momento sobre o livro e o conto supramencionados, além de, de vez em quando, da noveleta "Na Colônia Penal" e da correspondência-nunca-enviada que posteriormente foi intitulada de "Carta ao Pai", poucas vezes em ambientes não-acadêmicos alguém se lembra das "Narrativas do Espólio". No entanto, nessas Narrativas (coletânea de textos curtos que Kafka nunca viu publicados e que foram reunidos por Max Brod, amigo e testamenteiro do autor, a quem este havia pedido para que queimasse toda sua produção literária) estão algumas das peças mais paradigmáticas do estilo do problemático artista tcheco. Em particular, o que já é mais do que suficiente para que se tenha esse livro na estante, é nele que se encontra a "Pequena Fábula", história de um único parágrafo curto que condensa praticamente todas as características de Kafka e que é inegavelmente um dos melhores micro-contos da literatura de ontem, de hoje e (por certo) de amanhã. Se você não conhece esse micro-conto do autor, aconselho-te a lê-lo o mais rápido possível, assim verás um dos motivos que fazem de Franz Kafka um escritor fora de seu tempo e aclamado pela crítica mundial como sendo um dos melhores. Em resumo "Narrativas do Espólio" é uma leitura quase que obrigatória a todo leitor que não dispensa um livro inteligente e de conteúdo. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!






Comentários

  1. Hey Luciano! Tudo bem?
    Eu quero tanto conhecer a escrita desse autor que nem sei por onde começar, acho que esse é uma boa pedida. Adorei a resenha!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thamiris! Sim vou bem e você? Se você ainda não conhece os livros do autor, esse aqui é excelente para você começar. Que bom que tenha gostado da resenha.

      Excluir
  2. Oi Luciano,
    Por mais que seja um clássico, infelizmente, nunca despertou minha vontade de conhecer sua escrita. Como você citou esse micro-conto Pequena Fábula e já dá para ter uma noção da narrativa do autor, até arriscaria a leitura.

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Eu aconselho você a se arriscar em pelo menos conhecer sua escrita e seus livros, pois são maravilhosos. Arrisque sim. Vai adorar conhecer.

      Excluir
  3. Olá, Luciano.
    Feliz ano novo para você também. Não fique bravo comigo, mas eu nunca li nada do autor e confesso não ter muito interesse em ler. Acho que as obras dele não são para mim.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Que pena que você não tenha interesse em ler suas obras. Os livros dele são excelentes.

      Excluir
  4. Oi Luciano, tudo bem?
    Não sou muito fã de literatura fantástica nesse estilo, por isso nunca li Kafka. Li um livro do Moacyr Scliar que é nesse estilo (O Centauro no Jardim) e não foi uma boa experiência. :(
    Mas que bom que você curtiu! É bacana se desafiar em novos estilos.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Vou bem e você? Que pena que você não goste do estilo. Sobre o "Centauro no Jardim" de Moacyr Scliar é um livro que eu li e gostei. Beijos!

      Excluir
  5. Oi
    não é um tipo de obra que me agrada, mas parece ser uma história muito boa.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! Que pena que o livro não lhe agrade, pois a obra é maravilhosa.

      Excluir
  6. Oii, pior que ele é tão incrível mesmo!! Eu sempre o amei, sempre teve nas bibliotecas em que eu estudava pelo menos um livro dele. Amei sua análise!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Melissa! O Franz Kafka é incrível, sem dúvida. É bom saber que você gosta das obras dele.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog