Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: Favela Gótica

Livro: Favela Gótica
Editora: Verlidelas
Autor: Fábio Shiva

Sinopse:
Bem vindos a uma realidade alternativa, onde a monstruosidade cotidiana da cidade grande é revelada em toda a sua crueza e crueldade. Um lugar onde os policiais se transformam em lobos quando a noite cai, onde os políticos são vampiros centenários e os viciados são zumbis, dominados por uma droga que provoca o irresistível desejo de comer cérebros. Uma metrópole infestada de criaturas sinistras: ogros, gárgulas, vermes do pântano, endemoniados e seres bestiais acometidos pelo Mal de Circe, que faz vir à tona o lado animal de cada um.


Olá queridos leitores e leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.


Que tal ir na contramão do conhecido e adentrar neste mundo desconhecido, mas muito bem construído pelo autor nesse livro espetacular. Aqui Fábio Shiva dá um tapa na cara da sociedade com luvas de pelica, por assim dizer.
Imagine que a raça humana pode estar rodeada de coisas e seres invisíveis, pois recusamos a ver. Veja bem, preste atenção, a maioria das pessoas se recusa a ver, mas sabe que coisas e seres invisíveis existem. Fantasiamos sobre conquistas alcançadas pela determinação, resumimos atitudes como sendo bem ou mal, preto no branco, e assim ignoramos o contexto alheio, tomamos o nosso sendo o único e o justo. Quanta tolice! A visão humana embora digna de aplausos, não deixa de ser limitadíssima. A trama inserida neste livro fantasia de outra maneira, ela expõe a carne viva da sociedade menosprezada pela falta de oportunidade, demonstra a verdade fedida dos responsáveis por manter o mundo como é, e ousa cutucar tudo e todos à queima-roupa. Que livro espetacular e ao mesmo tempo realista!
Favela Gótica é a fantasia nacional inspirada nos fatores sociais os quais os brasileiros reconhecem à primeira vista — ou pelo menos fingem desconhecer. Publicado em 2019 por Fábio Shiva pela editora Verlidelas, a história de fantasia preenche as ruas do Rio de Janeiro de monstros, com a diferença de ninguém se disfarçar nesta realidade. A realidade crua, nua, vista a olho nu por toda sociedade carioca e brasileira num contexto geral. Quando recebi esse livro para dar minhas impressões à respeito da obra, fiquei surpreso logo nas páginas iniciais do opúsculo. Com uma escrita fluída e bastante inteligente e instigante Fábio Shiva nos conduz nesse livro maravilhoso com uma narrativa grandiosa, que nos prende do início ao fim.
Na obra conhecemos Liana que vive na favela e é viciada na droga Z-SDA, também conhecida como hóstia ou apenas Z. Sustenta o vício diário comprando direto dos jacarés, os jovens vendedores desta droga. Ela obtém o dinheiro através da prostituição e da dança erótica enquanto tenta se manter de pé sob as adversidades da droga. Por vezes a dependência química é o menor dos problemas, a atmosfera envolta de Liana transpira violência, ela sofre ameaças e insultos de várias camadas da sociedade, sejam ogros, lobisomens ou endemoniados; ninguém a respeita por ela ser zumbi, a criatura dependente de Z. Algumas pessoas descobrirão a verdadeira natureza dela, esta desconhecida por ela, e assim convive enquanto sofre com as crises da dependência química. Um enredo inovador, pois mostra claramente as mazelas de parte de uma sociedade corrompida, principalmente ignorada pelo Estado e deixadas ao léu para sua própria destruição e desgraça.
Nossa protagonista conduz o romance no olhar representante de uma das classes mais rebaixadas, e desta forma oferece a oportunidade de mostrar a crueldade nada agradável da rotina de Liana e do meio onde convive. Parágrafos são curtos e sucintos, progridem a estória com descrições ácidas sobre a sociedade de uma forma geral. No lugar de pessoas, a realidade de Favela Gótica contém monstros, cada espécie com as devidas características físicas, mas as de comportamento têm destaque, pois é nada inventado da cabeça do autor, apenas observado. Os monstros refletem as piores condutas exercidas pelas pessoas representadas por eles, pessoas reais. Zumbis comedores de cérebro, o temperamento irascível dos lobisomens durante a noite e a fraqueza à prata, o contexto ao redor dos pequenos seres invisíveis; as explicações desses comportamentos são metáforas da realidade nem sempre acessível a quem recusa a ver. Infelizmente o mundo está a ser destruído pela ganância exarcebada dos poderosos podres que exercem o poder.

Todo o contexto é mostrado ao longo da jornada de Liana conforme ela presencia cada particularidade dos seres incluindo a si própria, além dos Registros Akáshicos, textos explicativos sobre as criaturas, locais e situações encontradas pela protagonista. Com aspecto de verbete de enciclopédia, os Registros Akáshicos ficam no meio do texto, por vezes interrompem a narrativa do romance e dão informações sobre o mundo criado pelo autor. Tal intervenção textual é justificada no decorrer do livro e serve ao propósito do enredo, mas demora a contextualizar essas interrupções e tendem a atrapalhar a leitura no início do romance. Mas não se preocupe, com o decorrer da leitura tudo é encaixado de maneira coesa e este fica perfeito no andamento da leitura.

Favela Gótica nos convida a tomar um soco no estômago enquanto prosseguimos nas páginas de textos ágeis e ácidos a descrever a transparência da corrupção no Brasil e a vida das vítimas sob as consequências desses atos e desleixos. A metáfora usada de forma inteligente neste livro denuncia e expõe os detalhes já óbvios, no entanto nem sempre vistos pela sociedade, infelizmente é um tipo de livro que certamente não agradará à todos, principalmente os que, de certa forma não ligam, ou agem indiferentemente à situação caótica da famigerada sociedade brasileira como um todo. Recomendo a leitura, mas já aviso de antemão que, a obra pode deixar-lhes com uma sensação de nojo e repulsa perante as mazelas aqui, competentemente descritas pelo autor Fábio Shiva. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!


Comentários

  1. Oi, Taynara! Que bom que você gosta, fico feliz em saber que estou agradando. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciano,
    Feliz ano novo! Que seu 2020 seja repleto de sucesso!
    Infelizmente, essa obra não chama minha atenção, não faz nada meu estilo, uma pena...

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Feliz Ano Novo para você também. Sucesso para você e seu blog que eu tanto aprecio. Que pena que a obra não faça o seu estilo.

      Excluir
  3. Oii, eu amei a resenha. Gosto quando suas resenhas são mais grandes. Falando sobre o livro, esse livro é incrível! Não o li, mas já de cara é isso que imagino com a resenha, tão original, ele faz uma crítica ao Brasil de forma mascarada. E que loucura envolvente esse mundo sobrenatural. Estou impressionada e nem li o livro ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Melissa! O livro é espetacular, quando puder não deixe de o ler, certamente você se agradará da leitura. Que bom que você gosta das resenhas que eu faço, isso me deixa feliz.

      Excluir
  4. Uau! Eu nunca tinha visto um livro que abordasse a vivência na favela misturando com seres da fantasia! Esse livro tinha que ser mais conhecido!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog