Pular para o conteúdo principal

O Conto De Narcisa Gratuito Na Amazon!

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje venho informar-lhes que de hoje até o dia 19 estará gratuito O CONTO DE NARCISA lá na Amazom. Corre lá e garanta já o seu. Abaixo segue a Sinopse e o link do conto. Corre lá leitores! Sinopse: Narcisa e suas amigas vão farrear no Carnaval carioca e um acontecimento inesperado surge mudando o rumo de Narcisa e suas amigas. https://www.amazon.com.br/Conto-Narcisa-Luciano-Otaciano-ebook/dp/B0CW1M54XY/ref=mp_s_a_1_1?crid=58INTTZVK4TE&dib=eyJ2IjoiMSJ9.hi28WSXET6TZcPcdXOC0wONHqEeZzVtok0SVrChVy_kBWac81PEmrrzb7Uucjlwh58e2thvKtUlpa2Sxj7Kj-Z205c8UPEGtTZYD06QZfyRKaK4XpbE7aDvy7aOnJfDQBvs2I6dV-mNYsP5Vk3tN8PCKnnpnR0KUGgJoA8umMbyBm7hcCKQm5iqrub6kcNoWqhGCN2cJogNR2FsiuOhYag.YRl7UyQDFM4-RKhEjmiJSa31MICw_TUiHxjl-EUJYBY&dib_tag=se&keywords=luciano+otaciano&qid=1713283256&sprefix=%2Caps%2C724&sr=8-1 É isso pessoal!  Até a próxima postagem! 

Resenha: Uma Menina Está Perdida em seu Século à Procura do Pai

Livro: Uma Menina Está Perdida no seu Século à Procura do Pai
Editora: Companhia das Letras
Autor: Gonçalo M.Tavares

Sinopse:
Na Europa após a Segunda Guerra, em meio a uma paisagem de escombros, figuras esqueléticas e quase absoluto desamparo social e psicológico, uma menina e um homem perambulam por entre as ruínas. A menina é Hanna, tem catorze anos, é portadora de uma doença congênita e está em busca do pai; o homem é Marius, sujeito enigmático que parece se esconder do próprio passado. Essa improvável dupla protagoniza Uma menina está perdida no seu século à procura do pai. Desprotegida, com dificuldades de comunicação, Hanna carrega uma caixa repleta de fichas com uma espécie de curso, com atividades e perguntas, e é a partir delas que se lança num questionamento sobre o que é o ser humano - muitos dos objetivos de aprendizagem são difíceis de serem atingidos até por pessoas sem deficiência mental. Junto com Marius ela vai parar em um estranho hotel em Berlim: os quartos não têm números, mas carregam os nomes dos campos de concentração que, pouco tempo antes, foram o palco do inferno para milhões de pessoas. Quando Marius pergunta por que fazem aquilo, a dona do hotel responde: “Porque podemos. Somos judeus”. Este novo romance de Gonçalo M. Tavares ganha contornos fantasmagóricos e irônicos típicos do autor português, que, avesso às convenções do gênero, constrói aqui um retrato a um só tempo abstrato e absolutamente tocante sobre as verdadeiras vítimas da guerra: as pessoas comuns, aquelas mais fragilizadas, que de repente se veem à margem de todos os acontecimentos. Há algo de calculado mistério ao longo de todo o romance, porém a ousadia não é pretexto para estéreis jogos formais. Com maestria, o autor apresenta a vida de seus personagens com intensidade, empatia e um gosto quase inesgotável para capturar os detalhes mais inesperados da vida de cada um. “Um Kafka português.” - Le Figaro.


Olá queridos leitores e leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.

Aqui nesse livro fui agradavelmente surpreendido por Gonçalo M.Tavares. Chamado de "O Kafka da Língua Portuguesa", ele traz uma narrativa suave, mas com uma força difícil de se ver hoje em dia. Os exemplos cotidianos terminam virando alegorias de outras realidades - até paralelas. Além disso, Hanna, a menina perdida na Europa pós guerra, portadora da (Síndrome de Down), encanta em todos os sentidos, e nem por sua simplicidade, a personagem deixa de ser deliciosamente complexa. Marius, que a acompanha, também faz da trama uma impecável obra literária.

Para este que vos escreve, o escritor mais original dos nossos dias é, sem a menor sombra de dúvida, Gonçalo M. Tavares. Tão original, dono de uma voz tão única, que é difícil dizer qualquer coisa a respeito desse português amalucado que faça jus ao seu talento. É impressionante, acima de tudo, como ele não cessa de surpreender o leitor (a) e levá-lo (a) a pensar (e imaginar, e sonhar...!) de formas que nunca antes havia pensado. Ler os seus livros, adentrar no domínio do que ele é capaz de fazer com as palavras, é como tomar uma droga benévola que realmente abra as portas da percepção sem causar alucinações que distorçam a razão. Que delícia de livro, é como o néctar dos deuses!

Gonçalo M.Tavares, um dos poucos escritores vivos e em atividade que eu reverencio como se já fosse um clássico, é um desses sujeitos que dão bananas para as uniformidades normativas do mundo moderno e se põem a fazer literatura de verdade, arte radicalmente pessoal. Ele é um daqueles escritores que entraram ou entrarão, pois ele ainda vive entre nós para o seleto grupo de "reis" da escrita.
Rompendo toda a lógica concebível para criar um mundo de devaneios com uma lógica cem por cento particular – íntima em natureza, mas universal em alcance –, Gonçalo M. Tavares, desde seu primeiro livro, está usando seu estilo inimitável, com originalidade que evoca os grandes nomes da literatura mundial, como Borges ou Kafka, para criar um corpo de obra incomum, que transcende qualquer classificação, mas que ainda assim permanece estranhamente coeso: eu diria que tavarianamente coeso, por falta de palavra melhor.

Para aqueles (as) que não o leram, essa obra é, provavelmente, seu livro mais acessível, e constitui a melhor porta de entrada que eu conheço para esse universo novo que, uma vez que nele se entre, não é mais possível imaginar o mundo sem sua existência. Esse livro é mais que recomendado para todo aquele (a) que gosta de literatura de qualidade inquestionável. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!






Comentários

  1. Oi Luciano,
    Não conhecia a obra, acredita? Mesmo depois de tantos elogios, acredito que precisamos estar num momento propício para ler algo assim, tão emocional. Vou esperar o momento certo!

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Quando você estiver com o emocional em dia, por favor leia a obra. É simplesmente fabuloso o livro.

      Excluir
  2. Olá, Luciano.
    Eu nunca tinha ouvido falar do autor até o momento. Mas depois de tanto elogios eu acho que preciso conhecer ele hehe. E achei a premissa desse livro muito interessante.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Não deixe de conhecer a obra. Esse livro é simplesmente um dos melhores que já em toda minha existência.

      Excluir
  3. Oi Luciano, tudo bem?
    Não conhecia o autor nem a obra.
    Mas livros sobre Segunda Guerra costumam ser bem fortes e emocionantes. A trama parece mexer com o leitor.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! A obra é emocionalmente tensa, mas prazerosa. Beijos!

      Excluir
  4. Nunca li nenhuma obra dele, já fiquei curiosa para conferir esse livro.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Hey Luciano! Tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas amo escritas suaves então com certeza o leria qualquer dia.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thamiris! Esse livro é sensacional, pois a escrita é suave, apesar de o assunto abordado ser denso. Att..

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog