Pular para o conteúdo principal

Poema: Olhos

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras!  Como estão? Hoje é dia de poema por aqui. Vamos conferir! Poema: Olhos Nos olhos se desvenda o universo.  Janelas da alma, fonte de emoção. Espelhos d'almas, razão de nosso verso. Repletos de mistérios, fogo e paixão. Olhos, abismo profundo e intenso. Revelam segredos, dizem a verdade. Expressando sentimentos com fluência. Cativando corações com fidelidade. No brilho dos olhos encontramos o amor. Intensidade pura, que nada pode esconder. É neles que se traduz a dor e amor. Refletindo as histórias de um ser. Olhos brilhantes, vivos e encantados. Expressam magia ao mero olhar. Criam conexões, laços apaixonados. Conduzem o desejo a se consumar. São janelas que captam o mundo lá fora. Absorvendo a beleza e o esplendor. Transmitem as cores da aurora. E o brilho das estrelas em seu fulgor. Nos olhos encontramos até mesmo a paz. A serenidade de um lago tranquilo. Um oásis em meio ao caos voraz. E que nossa alma encontra abrigo. Olhos que enfeita

Resenha: O Conto da Ilha Desconhecida

Livro: O Conto da Ilha Desconhecida
Editora: Companhia das Letras
Autor: José Saramago

Sinopse:
Um homem vai ao rei e lhe pede um barco para viajar até uma ilha desconhecida. O rei lhe pergunta como pode saber que essa ilha existe, já que é desconhecida. O homem argumenta que assim são todas as ilhas até que alguém desembarque nelas.


Olá queridos leitores e leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.

Livros de José Saramago para este que vos escreve é como um bálsamo para minh'alma que clama por uma leitura reflexiva e inteligente.
Quase sempre uma leitura instigante com sua pontuação excêntrica, e com reflexões em volta de suas estórias, com frases fortes, inteligentes, de um raciocínio rápido e com trocadilhos. É assim também nesse curto livro. A leitura pode parecer confusa para os calouros, mas vale a pena insistir, e se você não entender o final, pergunte-se, questione, até conseguir por conta própria decifrar o final desse livro fabuloso.

Eu sou um admirador do José Saramago e, esse livro é uma obra-prima imediatamente reconhecível como tal que merece não menos do que todos os aplausos, méritos e laureamentos.

Lembro que em minha juventude, quando eu ainda frequentrava o último ano do ensino médio (antigo segundo grau), entrei na biblioteca para encontrar alguma coisa rápida para ler, selecionei meio que a esmo esse livro que brevemente analiso para os leitores (as) que acompanham meu blog, fui para minha residência, pus-me a sentar numa poltrona confortável e comecei a ler. Uma hora e meia depois, com o corpo inteiro literalmente arrepiado, já com a leitura concluída, levantei magnetizado pelo que acabara de ler e fui direto à cozinha preparar algo para minha refeição, muito embora eu seja péssimo na cozinha: a leitura foi tão prazerosa que meu corpo ficara faminto por algum alimento, já que minh'alma fora totalmente saciada com a leitura desse exemplar maravilhoso. Análises e resenhas de contos, por vezes é complicadíssimo de se elaborar por razões óbvias e até desnecessário eu as mencionar, entretanto as mencionarei para um melhor entendimento por assim dizer do leitor (a)

Não se deve comentar muito sobre uma estória tão curta antes que a pessoa a leia, pois boa parte da força de um conto está no ineditismo de sua abordagem e na surpresa do tema central (indico, aliás, que o leitor (a) interessado  não entre em contato com resenhas nem sinopses antes de provar o sublime material original). Só digo que, sendo kafkiano, esse pequeno texto do José Saramago está acima de qualquer coisa que Kafka já tenha escrito. Se você duvida então aconselho-te a tirar suas próprias conclusões quando lerem a obra. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!


Comentários

  1. Olá! Li esse livro e gostei muito. Excelente resenha. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o livro é uma obra prima. Que bom que gostou da resenha. Beijo!

      Excluir
  2. Oi, Luciano querido!
    Eu li dele apenas Ensaio Sobre a Cegueira e gostei muito da história, apesar de demorar muito a gostar do tipo de escrita dele.
    Mas fiquei interessada por esse, principalmente por você chamar de obra prima.
    E gostei da justificativa: todas as ilhas são desconhecidas até alguém as descobrir.
    Vale pela dica!

    Beijoooos

    Teca Machado
    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teca! O livro é formidável. Se você gostou da leitura de "Ensaio sobre a cegueira" vais gostar deste também. A escrita de José Saramago é divina. Beijo!

      Excluir
  3. Olá, Luciano.
    Nunca li nada do autor, mas sempre vejo elogios. A sua resenha então em deixou morrendo de vontade de ler. Mas sinto que vou ter dificuldade com a leitura hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! A leitura pode no início ser um tanto desconfortável devido a escrita do José Saramago, mas garanto que, quando se acostumar é uma leitura extremamente prazerosa.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog