Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: Gabriel, a Ladeira, o Pimenta

Livro: Gabriel,a Ladeira, o Pimenta
Editora: Agbook/Amazon
Autor: Leonardo Otaciano

Sinopse:
Desta vez, te convido a viajar na realidade de Gabriel Pimenta, um menino traquina de onze anos cheio de histórias e um jeito único e especial de ver a vida no morro. Suas intermináveis 'sapequices'com os vizinhos da movimentada ladeira passam a ser os motivos de indignação durante o verão de 2011 mas ao sofrer um grave acidente, Gabriel transmite aos outros, de forma imparcial, o verdadeiro significado de superação e igualdade. Seu jeito meigo e espontâneo de contar as suas histórias cativa o leitor nessa literatura infanto juvenil. 'Ser moleque não é só andar descalço, ser moleque é ter boas histórias pra contar.'

Olá queridos leitores e leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.

Narrado em primeira pessoa pelo protagonista Gabriel, um menino sapeca, conhecido no livro como o "pimenta". Nessa obra infanto juvenil é bacana notar o quão grandiosa obra é, e como nos faz voltar no longínquo tempo da infância, onde as travessuras eram constantes em nossa vida, pelo menos em mim, surgiu essa nostalgia gostosa de se sentir, muito embora, às vezes esquecemos como é bom ter sido criança. A narrativa é levíssima e divertidíssima ao ponto de causar esse torpor nostálgico em todo aquele(a) que lê o livro. Por ser um livro de poucas páginas, devora-se rapidamente as aventuras e traquinagens do menino de Vila Isabel, zona norte do Rio de Janeiro. O morro é um lugar à parte, onde moradores e as moradas daqueles que ali tenham que viver por inúmeras razões, sejam financeiras ou não são muitas vezes vítimas do preconceito da sociedade como um todo, infelizmente. Mas mesmo ali, na favela, lugar de gente humilde, trabalhadora e também de gente que faz e acontece existe muitas peculiaridades, onde somente quem é dali as vivem como se fosse uma única vivência exclusiva daquela gente, sofrida, mas também gente feliz, que carrega no rosto as marcas do tempo e o sofrimento de inúmeros desafortúnios de uma vida inteira. A obra além de entreter, traz também algumas reflexões importantes ao longo da narrativa, o que dá ao livro uma certa carga dramática, embora seja classificado como um infanto juvenil temos assuntos de gente adulta presente nesse livro muito bem elaborado. O fato é que quando terminei de ler o livro, fiquei com muita saudade das inúmeras sapequices do Gabriel travesso do morro de Vila Isabel, seu aprendizado foi marcante e no final ele aprende que a vida não é só brincadeira, mesmo quando se é criança. Indico o livro para quem curte uma leitura leve e divertida, sem muita carga dramática acentuada, mas que não deixa de ter seus ensimamentos. Neste livro a escrita do autor é simples, não há o uso de palavras pouco utilizadas em nosso cotidiano, as palavras empregadas aqui são corriqueiras, de um menino que as usa de maneira precisa e casual. Esse detalhe deixou a obra bastante interessante.

Quote favorito.

Grudar chiclete no cabelo liso da menina da cadeira da frente e cortar uma mecha do cabelo duro da garota escandalosa foram as melhores traquinagens dos últimos dias de aula.

Com apresentação desse quote finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Comentários

  1. Oi Luciano,
    Faz tempo que não leio uma boa obra infanto juvenil! Não conhecia a obra, mas gostei da dica.

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Essa aqui é excelente. Não deixe de conferir a leitura!

      Excluir
  2. Que bacana ver o O PIMENTA por aqui e relembra-lo com tanto gosto. Adorei a resenha, você foi preciso e honesto, soube detalhar os pontos mais marcantes e apontar a necessidade das informações contidas nas entrelinhas do enredo. Valeu! Obrigado pela indicação. Escrever O PIMENTA foi uma experiência incrível e única.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Léo! O pimenta é uma obra incrível, agradabilíssima de ser lida.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog