Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: Testamento de um padre idoso

Livro: Testamento de um padre idoso:Um Desabafo para Despertar a Coragem de sermos Verdadeiros Conosco.
Editora: Amazon/Independente
Autor: Jair Cardoso

Sinopse:
Um trauma envolvendo um ato de violência contra uma criança norteia a vida de um homem. Na velhice, como sacerdote, esse homem escreve um testamento. Atormentado por seus sofrimentos, o padre relata suas péssimas escolhas e aconselha jovens e adultos sobre rumos que devem ser tomados em suas vidas. Apesar da dor, há um quê de esperança, traços poéticos que falam de amor e amizade.
Nesse primeiro romance de Jair Cardoso, sacerdote da Igreja Católica, temos uma reflexão autêntica sobre a existência humana.


Olá caro leitores e caríssimas leitoras, hoje eu trago para vocês uma obra sensacional escrita por Jair Cardoso, aliás esse é o segundo livro que eu leio do autor. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.

De fato, é inegável o grau de intimidade do autor Jair Cardoso com a escrita e com o tema escolhido por ele para a sua obra "Testamento de um padre idoso", uma vez que, dados momentos o leitor se vê preso por completo na narrativa tão bem articulada e de essência reflexiva e filosófica.

O personagem principal narra e traça com tanta veracidade os seus relatos que faz o leitor(a) sentir-se dentro deles, como parte de um todo, já desde o começo, momento em que conhece o padre Agostinho ao lê-lo, personagem sofrido, frustrado, cheio de cicatrizes e remorsos mas que, ainda sim, soube guardar bondade e meiguice em si. Tais características podem ser observadas na forma em que o padre narra partes da sua vida complicada, antes e durante o seu trajeto sacerdotal.

De forma clara, simples e usando uma essência filosófica belíssima o autor Jair Cardoso percorre as linhas de sua obra detalhando os medos do personagem à modo que evidência a frustração por suas escolhas. Foi tudo tão bem escrito e projetado que torna-se quase impossível não ligar autor a personagem enquanto se lê o testamento. A dor e o ar de tristeza são observados desde a primeira frase do padre e, interligados, dão à obra um peso verídico, o que a torna ainda mais gostosa e interessante.

Conhecemos ao longo da narrativa o inferno pessoal do padre, que mesmo envolvido com os assuntos da vida sacerdotal percebe que nao é o ambiente mais santificado que nos liberta dos nossos demônios. Fica evidente que o testamento foi a forma mais honesta, porém, ainda dolorosa, que o idoso padre encontrou para revelar seus segredos, seus medos, suas dores, seus traumas, sua insegurança e todo o vazio existencial e infelicidade que sempre o abraçaram.

A obra torna-se GRANDE por este motivo: trata de questões fortes, graves e importantes que nem todos têm coragem de encarar. E tudo isso de maneira reflexiva e com aquele tom questionador que toda boa leitura deve ter. A essência dramática, pesarosa e frustrante da narrativa por vezes é confundida com um falso ar saudosista. Claro que nem tudo o que o padre conta são espinhos cravados nos momentos tristes, mas a maior parte de sua narrativa está longe da saudade e do desejo de reviver os bons instantes.

O fato é que autor e obra se completam. E a leitura se desenvolve perfeitamente. Mesmo sendo um livro curto, com apenas 26 páginas, a mensagem principal é passada para o leitor com maestria. É belíssima a experiência obtida ao ler o "Testamento de um padre idoso" pois a reflexão sobre o que é ter uma "vida feliz" agarra o leitor de tal forma que o deixa agoniado em querer revisar suas escolhas. Jair faz algumas citações de autores famosos como Franz Kafka e Sartre que intensificam essa experiência de leitura, mas para valorizar ainda melhor o talento do autor, termino esta simplória resenha com uma frase sua bem reflexiva da obra que deixará o futuro leitor com vontade de conhecê-la ainda mais: "Ou você passa a vida inteira lamentando-se do que ocorreu com você e sua história, ou busca a mudança, apesar das dificuldades que irá encontrar". A obra é recomendadíssima para todos os leitores(a). Eu finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Comentários

  1. Luciano do Céu!!!! Que resenha perfeita. Se eu não tivesse lido a obra, correria agora para lê-la. Você foi espetacular em sua análise. Muito obrigado por compartilhar suas impressões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Fernando. Eu particularmente amei o livro. Pois eu gosto muito de obras reflexivas. Abraços!

      Excluir
  2. Muito obrigado, Luciano, pela resenha! Fico feliz que tenha apreciado o livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço Jair por ter confiado à mim sua obra. Gostei muito. Abraço!

      Excluir
  3. Que resenha mais bem feita! Deve ter sido uma experiência de leitura realmente impactante!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  4. Oi Luciano, adoro uma narrativa assim, que nos transporta, porém o enredo não me chama a atenção sabe, então no momento eu não leria!
    De qualquer forma, curti conhecer um pouco da obra!

    Beijinho Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  5. Parece interessante.
    Já despertou a vontade de ler.
    Parabéns pela resenha, gostei.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog