Pular para o conteúdo principal

Poema: Ser Das Profundezas Do Inferno

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Ser Das Profundezas Do Inferno No fundo da noite, sombrio mistério. Emerge um ser das profundezas do inferno. Demônio de olhos ardentes, brasa de sátiro. Com sua mente perversa, encanto eterno. Com dedos longos e garras afiadas. Ele tece teias de medo em cada canto. Sussurrando segredos de morte e desespero. Instigando o mal e alimentando o pranto. Possui uma língua viperina, traiçoeira. Que seduz e corrompe os corações mais puros. Engana os incautos com promessas de prazer. Leva-os ao abismo, aprisionados em seus muros. Demônio de pele em chamas, figura distorcida. Carrega consigo o veneno da tentação. Invade os sonhos e corrompe a razão. Arrasta as almas perdidas para a perdição. Sua risada diabólica ecoa em meio à escuridão. Enquanto desfaz os laços que unem os amantes. Ele envenena a esperança e a fé dos crentes. Semeia a discórdia entre irmãos e seus diamantes. Mas mesmo nas

Resenha: Uma Janela para o Céu

LIVRO: Uma Janela para o Céu

ANO DE LANÇAMENTO: 2017

AUTORA:  Marina Machado

EDITORA: Novo Século

NÚMERO DE PÁGINAS: 286

CLASSIFICAÇÃO: ★★★★





Sinopse:

Julyana Barocci é o perfeito retrato da mulher contemporânea: ela é determinada, bem-sucedida e tem o emprego dos sonhos. Agora, aos 35 anos, percebe que conquistou tudo o que queria. Bem, quase tudo. Quando o assunto é relacionamentos, o retrato não é tão fiel assim.

Em Uma janela para o céu, Julyana narra com bom humor suas aventuras e inseguranças na busca por seu par ideal. Com o súbito aparecimento de seu pai desconhecido, ela descobre os fatos que a fizeram se separar do único namorado a quem amou de verdade – e de quem ficou separada por vinte anos.

Essa visitinha do passado veio para esclarecer questões mal-resolvidas ou para complicar a vida de Julyana de vez?





Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Vamos Conhecer!




Para quem me acompanha aqui no blog sabe que romance não é o gênero por mim preferido, no entanto eu leio romance, muito embora com pouca frequência. Este aqui foi uma leitura agradabilíssima para mim, embora haja ressalvas. Quer saber os motivos? Confira a seguir! Uma Janela para o Céu me enganou direitinho. A capa e sinopse me venderam um livro romântico, divertido e leve – exatamente o que os chick-lits têm de melhor. Entretanto, apesar de ter tudo isso a trama surpreende por ir além, por focar na história de uma mulher madura, insegura em alguns momentos, e ansiosa por encontrar o amor. É de se agradar  histórias românticas que abordam temas importantes como perdão, recomeço e amor verdadeiro (não do tipo idealizado, mas aquele que é construído aos poucos, no dia a dia). E a história da Marina tem tudo isso e muito mais.

Julyana acabou de flagrar o namorado em uma cena comprometedora com uma garota bem mais nova. E, como se não fosse suficiente, ela também descobriu que a mãe mentiu a respeito de coisas importantes do seu passado – uma delas, por exemplo, é a identidade do seu pai, aquele com quem ela sempre sonhou conviver mas nunca teve a oportunidade de conhecer. Em um rompante de dor e mágoas, Julyana (que não é mais tão novinha e sente o peso dos seus 35 anos) resolve tirar um período de férias para voltar para o interior de Minas, região em que sua mãe vive, e confrontar de uma vez por todas o passado. O problema é que ao chegar lá a jovem descobrirá novas mentiras e acabará ainda mais magoada com a mãe, insegura com tudo o que deixou de viver e aproveitar por causa dos segredos de sua família, e ansiosa para superar o passado. E é nessa ânsia por um novo futuro que ela reencontrará um namorado de juventude, alguém que ela sempre amou e amará. – Ou seja, puro clima de mentiras, perdão e reencontros, não é mesmo? Partindo dessa premissa Marina cria uma obra envolvente e bem elaborada, embora inegavelmente clichê.

Podemos dizer que Julyana está em crise. Ela está cansada de viver relacionamentos falsos, que duram menos de dois meses, e de sentir que nunca será amada verdadeiramente. Além disso, nossa protagonista quer paixão, companheirismo, amizade e, quem sabe, a oportunidade de criar uma família. Mas parece que Julyana sempre escolhe os caras errados ou que, depois dos trinta, não é mais vista como uma mulher desejada. Como disse, ela está em crise. E achei interessante como a autora aborda isso, mostrando as dificuldades que toda mulher encontra nessa fase: sonhos profissionais (é plausível que a obra aborda esse tema sem deixar que o romance ofusque quem a protagonista é), vontade de superar mágoas e erros antigos (aqui temos a abordagem da ligação da jovem com seus familiares, principalmente com a falta que ela sente da figura paterna), e uma necessidade de ser amada. Como disse no começo da resenha, achei que o livro focaria apenas no romance, mas foi uma surpresa agradável ver essa mulher – doidinha, briguenta, birrenta em alguns momentos (às vezes parecia que ela era bem mais nova do que sua idade cronológica apresenta) – descobrir que o amor verdadeiro está, antes de mais nada, no amor próprio. No final o que fica do livro é a jornada da protagonista: erros, vitórias, recomeços e o muito perdão. Sem dúvida o que mais me agradou na leitura foi à jornada de amadurecimento da nossa protagonista e suas conversas, engraçadas e descoladas, com suas melhores amigas. Elas possuem um grupo no Whatsapp e conversam sobre tudo e mais um pouco. Certamente isso dá identificação do leitor com as personagens. Entretanto, um dos pilares mais importantes da história, que é o romance, não me convenceu inteiramente. Logo de cara percebemos dois possíveis pares românticos para Julyana, seu namorado antigo e um lance proibido com um homem que ela acabou de conhecer. Um deles é real e encantador, o outro é seguro e ao mesmo tempo impossível. Entre escolhas e desejos, percebi que nossa protagonista perdeu tempo demais com o homem errado (que na realidade não é errado, porque sem ele Julyana não teria embarcado em uma jornada de amadurecimento). Queria ter visto a paixão nascer e explodir, o dia a dia e as conversas, e a construção de sonhos. Sinto que a protagonista teve tudo isso, mas não com o homem certo, é a impressão que dá. Outro ponto que me desagradou também foi a falta de romance propriamente dito. Contudo é um bom livro clichê, que fará leitores que curtem este tipo de obra se entreter satisfatoriamente.

No geral, temos um livro divertido, cheio de peripécias e planos mirabolantes, e que foca na jornada de amadurecimento da protagonista. Aqui lemos sobre crescimento, superação do passado e a busca pelo amor verdadeiro. Algo clichê é verdade, mas bastante corriqueiro.

Recomendo para aqueles que gostam de chick-lits que vão além do esperado e surpreendem por abordar temas mais reflexivos. Em resumo, Uma Janela para o Céu agradará em cheio os apreciadores do clichê literário. Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!



Comentários

  1. Olá, Luciano.
    Eu gosto de romance, mas daqueles mais leves. Ultimamente estou fugindo de livros mais dramáticos. Esse negócio de voltar para confrontar o passado não curto muito e acredito que por isso não lerei.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Que pena que a obra não tenha despertado interesse em lê-la. Abraço!

      Excluir
  2. Oi, Luciano!
    Achei interessante sua resenha, porque tive a mesma impressão quando li a sinopse: de um romance levinho e um tanto "bobo". Gostei da indicação, e por ser um livro que vai a fundo no comportamento dos personagens.

    Bom final de semana!
    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! Que bom que a indicação tenha lhe agradado. Espero que leia e que goste também. Bom fim de semana!

      Excluir
  3. Oi Luciano,
    Eu adoro essa coleção de Jovens Talentos da Literatura Brasileira da Novo Século. Conheci autoras maravilhosas por essa coleção, então já estou otimista com sua dica!

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! A Talentos da Literatura Brasileira da Novo Século possui autoras e autores incríveis. Espero que leia, e que a obra lhe agrade. Abraço!

      Excluir
  4. Que bom que a leitura lhe agradou! Eu não leio tanto o gênero, mas adoro me surpreender.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciano, tudo bem?
    Gostei bastante da resenha e do fato de o livro focar na jornada em busca de amor próprio. Essa crise dos 30 assola muitas pessoas, então entendo e imagino o que a protagonista deva ter sentido. Ótima dica!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Vou bem, e você? Que bom que gostou da dica. Espero que leia e que a obra lhe agrade. Beijo!

      Excluir
  6. Ei, Luciano, tudo jóia? Eu achei a história bem interessante, mas ultimamente eu tenho procurado livros de romance, bem românticos de fato! Kkk o livro parece ter um leve triângulo amoroso, né? Eu gostei da resenha e que bom que a resenha lhe agradou apesar dos pesares!

    Books House

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! Tudo jóia sim. Que pena que a obra não tenha despertado o seu interesse em lê-la. Sim existe um triângulo amoroso na trama, embora nada muito aprofundado. Abraço!

      Excluir
  7. Oi Luciano, tudo bem?

    Gosto bastante de romances com um toque de drama, mas no momento estou em busca de leituras um pouco mais leves.

    Pela sua resenha deu para perceber que a autora focou mais na jornada da personagem do que no romance em si. Achei interessante, porém acredito que não acabaria a leitura com a sensação de que faltou alguma coisa.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ariane. Vou bem, e você? Se o ler talvez você curta a obra. Se puder dê uma chance. Beijo!

      Excluir
  8. Oi, Luciano. Tudo bem?
    Eu não sou fã desse estilo de livro, mas percebo que tem muitos filmes assim, com essa temática, principalmente comédia romântica e acaba que alguns eu gosto e outros não. Que bom que curtiu a leitura, mesmo com as ressalvas. Gosto quando o romance existe, mas ainda é paralelo com a jornada da personagem.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa. Vou bem, e você? Entendo! A obra é boa, embora não eu não tenha o costume de ler com frequência este tipo de livro. Beijo!

      Excluir
  9. Oi, Fabiano! Boa semana à você também. Tudo de bom. Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Luciano

    Eu adoro quando sou surpreendida positivamente. É muito bom quando o livro mostra ser mais do que esperávamos! Eu gosto bastante de livros onde os personagens precisam lidar com o passado, esse tipo de história sempre me agrada, pois é confrontando o passado que às vezes entendemos o presente. Então está seria uma leitura que eu gostaria muito de fazer. E essa capa é lindíssima!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tamires! Este livro aqui trouxe-me uma agradável surpresa positiva. Se puder leia-o, pois certamente você gostará da obra. Concordo com você a capa é muito bonita. Beijo!

      Excluir
  11. Oi Luciano, tudo bem?
    É real, eu conheço mulheres que passaram a perder campo no mercado de trabalho depois dos 30. E foi unicamente pela idade. E existe uma dificuldade real também nos romances depois dessa idade. Pelo menos para as mulheres. Então gostei que a autora abordou um pouco essas questões. Mesmo com as ressalvas parece uma boa leitura. Gostei da sua resenha!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cila. Vou bem, e você? É uma situação muito assustadora não é! Perder espaço no campo profissional por causa da idade. Se puder leia o livro, pois você provavelmente irá gostar da obra. Que bom que a resenha lhe agradou. Beijo!

      Excluir
  12. Oi, Felipe. Vou bem, e você? Espero que leia o livro. Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela resenha. Ainda não conhecia o livro.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão entre 05 de fevereiro e 08 de março, mas não deixaremos de comentar nos blogs amigos. Também tem posts novos no blog.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  14. Eu não conhecia o livro, mas adorei sua resenha sobre. Acho que gostaria de saber um pouco mais sobre a protagonista.

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Que bom que gostou. Espero que você leia e que goste da obra. Beijo!

      Excluir
  15. Oi Luciano, como vai?
    Passando aqui novamente pra agradecer a visita e desejar um bom restinho de semana.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri. Vou bem! Obrigado por me visitar, e tenha um bom restinho de semana também. Beijo!

      Excluir
  16. Olá Luciano,
    Eu gosto demais da análise que faz das leituras. Gosto muito de ter uma personagem mais madura e abordar o amor próprio, acho isso fundamental.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rayanne! Que bom que você gosta das análises. Se puder não deixe de conferir. Beijo!

      Excluir
  17. Um chick-lit de vez em quando é bem vindo. Eu não leio com frequência também, mas é bom para variar um pouco, né? Eu gostei desse livro, até porque não fica apenas no clichê, propriamente dito.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! É sim é bom para variar vez outra. Se puder leia-o. Beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog