Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: Gavetas



Olá queridos leitores e leitoras, hoje eu trago para vocês a resenha de um conto muito bacana que eu li recentemente e venham comigo descobrir as minhas impressões à respeito da obra.


O conto da jovem Laura Cristina é uma passagem saudosista de uma personagem que exprime com precisão a saudade pelo amor deixado ou perdido em algum ponto do tempo. A ideia central de enfatizar os sentimentos e a bagunça do coração é logo percebida desde os primeiros trechos. Em poucos parágrafos ela conta, com palavras macias que chegam a causar uma impressão poética, um determinado momento do dia em que a personagem faz escolhas claramente intensionais para trazer à tona lembranças desejosas.

A escrita da jovem é certamente tênue e muito elegante, e não escapa dos melhores elogios. O conto é muito bom de se ler e trabalha o lado da psicologia afetiva no leitor(a), que logo se vê cercado de suas próprias lembranças. A analogia sobre as escolhas que se deve tomar diante de circunstância inesperadas e sobre as lembranças bagunçadas e guardadas fica clara quando o contexto envolve dois objetos que a autora soube usar no conto: o guarda-roupa e as gavetas, que dão nome ao conto.

Há um misto de questões emblemáticas no conto, começando pelo desejo de voltar no tempo para reviver os instantes imaginados. E o que dizer sobre essas perdas que jamais se quer perder? E o cheiro que ainda está lá, nas velhas roupas dentro de uma gaveta qualquer? E a saudade dos toques, dos beijos, dos instantes? Os objetos citados pela autora no conto servem apenas como roupagem para fazer o leitor(a) se encontrar com o passado mais uma vez. Este é um ponto maravilhoso do conto que mostra a preciosidade da alma poética da jovem autora.

O tom romântico toma conta do conto a cada linha e as próximas palavras narradas pela personagem vai tornando os momentos mais inquietos, avassaladores e reveladores. O amontoado de roupas parece que a qualquer momento vai formar a imagem perfeita da tão desejada lembrança. É possível se encontrar com o passado antes que o impacto da última frase feche as cortinas da nossa imaginação e nos traga realmente para a verdadeira realidade, aquela que só o coração de cada um consegue guardar.

Com uma escrita simples, a jovem Laura Cristina detalha rapidamente as dores de um coração bagunçado pelas perdas e frustrado pela passagem tão rápida do avassalador tempo, que segue sem rumo e não para a nenhum instante. Eu adorei o conto, muito bem escrito e torço para a Laura escrever mais contos. Para ler o conto na íntegra, visitem o blog Estante Bibliográfica. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima.

Comentários

  1. Ah, um conto sobre a falta que alguém faz e os efeitos da saudade no coração.
    Parece tocante, afinal, todos sentimos falta de algo ou alguém.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! O conto é tocante e bastante prazeroso de se ler. Abraço!

      Excluir
  2. Oi, Luciano!
    Contos são complicados, pois é muito mais fácil de dar errado pela quantidade pequena de páginas. Fico feliz que esse tenha te tocado e te impressionado tanto. Vou procurar saber mais sobre a autora.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari! Contos não são tão complicados quanto parece. O conto é excelente, leia que irás gostar da leitura. Beijos!

      Excluir
  3. Oi
    que bom que curtiu o conto e ele envolve romance, gosto muito de ler romance,

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luciano!
    Primeira vez que alguém faz uma resenha de algo que escrevi, estou emocionada haha.
    Fico muito feliz em ver que gostou ♥ Adorei a resenha e os itens que você apontou durante análise!
    Mais uma vez, muito obrigada!!

    Bom fim de semana :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! O conto muito me agradou, gostei bastante da forma que você o conduziu. Que bom que você gostou da análise de sua obra. Bom fim de semana!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog