Pular para o conteúdo principal

Poema: Olhos

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras!  Como estão? Hoje é dia de poema por aqui. Vamos conferir! Poema: Olhos Nos olhos se desvenda o universo.  Janelas da alma, fonte de emoção. Espelhos d'almas, razão de nosso verso. Repletos de mistérios, fogo e paixão. Olhos, abismo profundo e intenso. Revelam segredos, dizem a verdade. Expressando sentimentos com fluência. Cativando corações com fidelidade. No brilho dos olhos encontramos o amor. Intensidade pura, que nada pode esconder. É neles que se traduz a dor e amor. Refletindo as histórias de um ser. Olhos brilhantes, vivos e encantados. Expressam magia ao mero olhar. Criam conexões, laços apaixonados. Conduzem o desejo a se consumar. São janelas que captam o mundo lá fora. Absorvendo a beleza e o esplendor. Transmitem as cores da aurora. E o brilho das estrelas em seu fulgor. Nos olhos encontramos até mesmo a paz. A serenidade de um lago tranquilo. Um oásis em meio ao caos voraz. E que nossa alma encontra abrigo. Olhos que enfeita

Resenha: Outros Cantos

Livro: Outros Cantos
Editora: Alfaguara
Autora: Maria Valéria Rezende



Sinopse:
Numa travessia de ônibus pela noite, Maria, uma mulher que dedicou a vida à educação de base, entrelaça passado e presente para recompor uma longa jornada que nem mesmo a distância do tempo pode romper. Em uma escrita fluida, conhecemos personagens cativantes de diversos lugares do mundo e memórias que desfiam uma série de impossíveis amores, dos quais Maria guarda lembranças escondidas numa “caixinha dos patuás posta em sossego lá no fundo do baú”.



Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.


Se há algo que eu admiro na literatura é quando o autor foge do lugar comum, escapa do conformismo de fazer mais do mesmo para vender e engata numa criação artística legítima que encanta. Em "Outros Cantos", encontrei parte disso, o que me agradou bastante. Por outro lado, certos pontos não me entusiasmaram tanto. Quer conhecer mais sobre a obra e entender o que me encantou e o que não me agradou? Explico detalhe a detalhe logo abaixo.
Na obra, acompanhamos nossa protagonista em uma viagem de ônibus, no presente. Ela está a caminho de Olho D’Água, um local do sertão nordestino. Contudo, o foco da narrativa não é a viagem propriamente dita, mas os devaneios da autora-protagonista durante esse longo percurso até o seu destino.
Alternando entre o presente o passado, a protagonista vai lembrando, pouco a pouco, a sua primeira visita a Olho D’Água. Era uma época marcada pela ditadura civil-militar brasileira, onde as dificuldades eram constantes em praticamente todos os setores. Ao ir ao Sertão nordestino como professora, propunha-se a alfabetizar pessoas com pouco ou nenhum acesso à educação. Contudo, muito mais do que isso acontece; há uma troca bela entre educando e educador, entre forasteira e moradores, que dá certo encantamento ao livro.
Partindo dessa premissa, que se mistura com sua autobiografia, Maria Valéria Rezende cria uma obra bela, bem escrita e com uma narrativa forte. As experiências trocadas, o cotidiano nordestino, o clima político, tudo é tratado de uma maneira altamente subjetiva e poética que prende o leitor a cada página. É possível ler uma boa obra ao mesmo tempo em que se conhece um pouco mais sobre o Brasil.
Aliás, esse é o grande trunfo do livro: permitir ter uma nova visão de um lugar que é esquecido por quase todos. O nordestino sempre foi abandonado e desvalorizado. Com a obra, vemos que tudo isso se baseia em mero preconceito mesquinho. Consegue-se enxergar a beleza da cultura local, da sabedoria popular e a poesia que só o cotidiano possui.
Por outro lado, essa mesma narrativa poética, quando é somada ao enredo altamente linear, torna toda a leitura muito vagarosa. Em certos pontos, aparenta que lemos páginas e páginas sem nada acontecer de realmente importante para a trama. Porém, isso é um mal menor dentro da beleza narrativa que é intrínseca ao livro.
Apesar de ser uma obra bela e que desnuda um pouco mais uma parte brasileira que é muitas vezes esquecida pela literatura, "Outros Cantos" não é totalmente original. Afinal, esse não será o primeiro e nem o último livro que mistura memórias e ficção, principalmente no período militar. Se não fosse a escrita diferenciada da autora e sua estória de vida interessante, talvez a obra acabasse caindo no mais do mesmo.
Analisando todos os aspectos apresentados, "Outros Cantos" é uma obra indicada por sua beleza e por mostrar a realidade de um povo que é muitas vezes esquecido. Contudo, não é uma obra que ganhará todos os leitores por causa da sua trama linear e desenrolar mais lento. Se esses dois últimos pontos não te desanimam, leia a obra; ela certamente te proporcionará uma boa experiência. É isso, em resumo "Outros Cantos" não é um livro que  agradará a todos os leitores, mas certamente existirão quem se agrade dele. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!


Comentários

  1. Oi Luciano, que leitura interessante heimm, acho legal esse devaneio e quando mistura uma viagens, tá certo que a leitura em si não foi sobre a viagem, acho que iria preferir se fosse assim, mas de qualquer maneira foi que mesmo assim a leitura teve seus pontos positivos não é?!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! A leitura tem esse lado biográfico muito presente no livro, que quando mesclado com a ficção torna a leitura interessante. Beijos!

      Excluir
  2. Olá, Luciano.
    Eu já li algumas obras com esse tipo de enredo. E até gostei na época em que li. Mas confesso que foi uma época em que eu frequentava biblioteca e lia o que tinha lá para ler. Hoje em dia livros assim já não chamam mais a minha atenção.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! A leitura é um tanto vagarosa, se não costuma ler livros assim é melhor não o ler.

      Excluir
  3. Tenho uma enorme dificuldade de me apegar a um livro com ritmo lento. Adorei que tenha nós avisado sobre esse aspecto.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Se tem dificuldade com o ritmo de leitura mais lento, é melhor não ler o livro. Beijos!

      Excluir
  4. Oi
    nem conhecia esse livro, parece ser uma boa leitura e legal que explora os cantos não explorados na literatura Nacional, pena que não achou original, pelo menos gostou dessa leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! A região nordeste é bastante explorada neste livro, apesar de não ser original, a leitura é válida.

      Excluir
  5. Mais um livro para a minha lista de desejados!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog