Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: Jurassic Park

Livro: Jurassic Park
Editora: Aleph
Autor: Michael Crichton




Sinopse:
Jurassic Park - Uma impressionante técnica de recuperação e clonagem de DNA de seres pré-históricos foi descoberta. Finalmente, uma das maiores fantasias da mente humana, algo que parecia impossível, tornou-se realidade. Agora, criaturas extintas há eras podem ser vistas de perto, para o fascínio e o encantamento do público. Até que algo sai do controle. Em Jurassic Park, escrito em 1990 por Michael Crichton, questões de bioética e a teoria do caos funcionam como pano de fundo para uma trama de aventura e luta pela sobrevivência. O livro inspirou o filme homônimo de 1993, dirigido por Steven Spielberg, uma das maiores bilheterias do cinema de todos os tempos.





Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária! Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.


Costumeiramente, eu leio os livros primeiro e só depois assisto aos filmes. Contudo, nesse caso, ocorreu exatamente o contrário. A adaptação cinematográfica de "Jurassic Park" foi uma das minhas favoritas durante a adolescência. Desta forma, quando surgiu a oportunidade de conferir a obra literária, não pude recusar; e o parecer me deixou ainda mais feliz: o livro consegue ser ainda melhor do que o filme, pelo menos na visão deste que vos escreve.
Hammond é um homem muito rico e que é fascinado por dinossauros. Diante disso, ele resolve que tentaria usar seu dinheiro para trazer tais animais de volta ao nosso moderno mundo. Contudo, como fazê-lo se a espécie já havia há muito sido extinta? O velho visionário, juntamente com um grupo de cientistas, encontra a solução na engenharia genética. Tentariam usar resquícios genéticos quase completos dos dinossauros, completá-los com DNA de outras espécies, e trazer os lagartos terríveis à existência.
Não satisfeito, Hammond quer mais: ele não desejava apenas conhecer os dinossauros, ele queria fazer um parque temático com eles. Afinal, ele ansiava conhecer o assombro e o sorriso das crianças ao ver um dinossauro de verdade. Ao menos das crianças que pudessem pagar por isso, é claro. Então, para alcançar o seu sonho, ele resolve que realizar quebras de segurança e ética são o menor dos detalhes. E quem iria questionar o seu poderio e dinheiro?
Partindo dessa premissa, Michael Crichton consegue criar uma trama inovadora e incrível. Apesar de iniciar com uma proposta científica hoje dada como praticamente impossível – recuperar DNA após 80 milhões de anos –, o livro, diferente do filme, possui seu ponto forte na construção da verossimilhança científica. O autor trabalha com dados, gráficos, genética e Matemática. Crichton não poupa detalhes para convencer o leitor de que aquilo não é só possível, mas é real. O resultado não poderia ser diferente do brilhantismo.
Não se limitando a isso, Michael ainda dá um show na criação e estruturação dos seus personagens. Dentre esses, destaco Malcolm e Grant. O primeiro é um matemático especialista na teoria do caos. Extremamente inteligente e aplicado na ciência, ele calcula que o parque irá dar errado. Grant, por sua vez, é um paleontólogo muito conhecido. Assim como Malcolm, é muito inteligente. Porém, ao chegar ao parque, ele não fica pessimista como o matemático, mas assombrado. Afinal, sempre sonhou em conhecer os dinossauros.
Jurassic Park, além de ser bom cientificamente falando, ainda vai além: é rico em críticas sociais. A obra aborda temas como a ética nos estudos científicos, a espionagem industrial e a importância de respeitar “as leis da natureza”. Entretanto, apesar de abordar temas importantes, também é passível de críticas, visto que única personagem feminina no enredo, a dra Ellie, sofre claramente uma objetivação, o que desmerece a sua importância científica dentro da obra.
Diante dos aspectos apresentados, torna-se impossível não indicar a obra. Se você procura um enredo original, bons personagens e crítica social, certamente essa obra é perfeita para você. Em resumo "Jurassic Park" é um livro obrigatório para quem gosta do gênero. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Comentários

  1. Oi Luciano,
    Eu também gosto muito dos filmes, por isso eles me bastam, sabe? Nunca fiquei atraída a ler.
    Porém, você falou com tanta paixão que são ainda melhores que as obras cinematográficas que bate a curiosidade de conferir...
    Obrigada pela dica!
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Quando puder leia o livro, aí você tira a dúvida.

      Excluir
  2. Não apenas o filme, mas o livro é super nostálgico. O autor era um gênio, sem dúvidas, ainda mais pela época em que essa história foi publicada.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! O livro é muito bem escrito, vale muito lê-lo. Beijos!

      Excluir
  3. Assisti ao filme clássico Jurassic park e na época achava tudo muito cheio de sangue. Mas hoje assisto e acho uma obra prima. Sempre tive curiosidade de ler o livro que deve ser igualmente maravilhoso. Se você afirma que é uma leitura obrigatória para amantes do gênero, me deixa ainda mais animada para fazer esta leitura.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! O filme é sem dúvida uma obra prima cinematográfica. O livro para mim é melhor do que o filme. Espero que você leia o livro e tire suas conclusões. Beijos!

      Excluir
  4. Oi, Luciano. Tudo bem?
    Eu li esse e O Mundo Perdido e realmente é muito bom, né? Mesmo sendo diferente do filme já que a adaptação tem aquela pegada mais família.
    Amei sua resenha e como você falou da ética nas pesquisas científicas e os perigos de se enfrentar as leis da natureza como o Malcolm tão bem explica na sua teoria do caos, realmente a parte triste é a Ellie que é objetificada pelos outros personagens. O autor ainda deu partes importantes para ela, mas isso realmente também me incomodou.
    Parabéns, pela resenha!

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! O livro é maravilhoso, ainda que a Ellie seja objetificada, a obra não deixa de ser esplêndida e muito bem elaborada. Beijos!

      Excluir
  5. Olá, Luciano.
    Eu não sou tão fã do gênero atualmente, mas li muito na minha adolescência por causa do meu sobrinho. Íamos juntos na biblioteca e enquanto eu emprestava livros da Agatha Christie ele sempre pegava Stephen King ou de ficção-científica, e depois de ler trocávamos os livros, e esse foi um deles. Não lembro se li antes ou se assisti primeiro, mas o certo é que amo tanto um como o outro. E quando a Aleph lançou essa edição garanti o meu. E esse ano já separei a continuação para reler para um desafio que estou participando.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! O filme é uma obra prima do cinema, no entanto eu particularmente prefiro o livro, embora o filme tenha sido muito bem adaptado e excelente também.

      Excluir
  6. Oi
    essa edição parece ser linda, eu gosto dos filmes e acho a história envolvente, o livro deve dar um novo olhar ao leitor a respeito dessa história aclamada.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! O livro é mais abrangente. Não deixe de ler o livro.

      Excluir
  7. Oi Luciano, tudo bem?
    Quando eu era criança, era fascinada por dinossauros. Queria ter tido a chance de ler esse livro na época, tenho certeza que amaria!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri vou bem e você? O livro é maravilhoso, se ainda não o leu, aconselho-te a lê-lo. Beijos!

      Excluir
  8. Eu não sou muito de ler o gênero, mas com certeza tenho muita curiosidade de conhecer o livro.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Luciano, não sabia deste livro! Fiquei de boca aberta e adoraria conhecer um pouco mais da obra, tentar ler! Mesmo que ficção científica não seja meu forte..

    Beijos Mila

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lucianooooo!
    Nossa, eu AMO Jurassic Park!
    Amo o antigo, que vi no cinema com uns 5, 6 anos. E ainda lembro, acredita?
    E os posteriores também. E gosto dos novos.
    Só adulta fiquei sabendo que era um livro originalmente.
    E agora com a sua resenha fiquei com mais vontade ainda de ler, já que você disse que é ainda melhor que o filme - que já é ótimo.
    Bom, dificilmente não é melhor. E que bom que nesse caso superou as expectativas.

    Beijooos

    Teca Machado
    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teca! Leia o livro e tire suas conclusões. Eu gosto muito do filme, no entanto para mim o livro é melhor. Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog