Pular para o conteúdo principal

O Conto De Narcisa Gratuito Na Amazon!

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje venho informar-lhes que de hoje até o dia 19 estará gratuito O CONTO DE NARCISA lá na Amazom. Corre lá e garanta já o seu. Abaixo segue a Sinopse e o link do conto. Corre lá leitores! Sinopse: Narcisa e suas amigas vão farrear no Carnaval carioca e um acontecimento inesperado surge mudando o rumo de Narcisa e suas amigas. https://www.amazon.com.br/Conto-Narcisa-Luciano-Otaciano-ebook/dp/B0CW1M54XY/ref=mp_s_a_1_1?crid=58INTTZVK4TE&dib=eyJ2IjoiMSJ9.hi28WSXET6TZcPcdXOC0wONHqEeZzVtok0SVrChVy_kBWac81PEmrrzb7Uucjlwh58e2thvKtUlpa2Sxj7Kj-Z205c8UPEGtTZYD06QZfyRKaK4XpbE7aDvy7aOnJfDQBvs2I6dV-mNYsP5Vk3tN8PCKnnpnR0KUGgJoA8umMbyBm7hcCKQm5iqrub6kcNoWqhGCN2cJogNR2FsiuOhYag.YRl7UyQDFM4-RKhEjmiJSa31MICw_TUiHxjl-EUJYBY&dib_tag=se&keywords=luciano+otaciano&qid=1713283256&sprefix=%2Caps%2C724&sr=8-1 É isso pessoal!  Até a próxima postagem! 

Resenha: A Décima Sinfonia

Livro: A Décima Sinfonia
Editora: Primavera
Autor: Joseph Gelinek



Sinopse:
O livro, que combina com maestria ficção e fatos históricos sobre a vida de um dos grandes gênios da música, tem como ponto de partida o envolvimento do musicólogo Daniel Paniagua em um concerto privado, no qual o maestro Roland Thomas interpretará a reconstrução da décima sinfonia de Beethoven. Após o concerto, o protagonista passa a desconfiar que Thomas tenha encontrado de fato a partitura original, embora a existência de tal peça não seja  comprovada.




Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.



Se eu fosse definir A Décima Sinfonia em apenas uma palavra, usaria surpreendente. O motivo? Apesar de esperar um bom livro, a obra ainda me pegou desprevenido, principalmente porque o enredo é bem fora do comum, se compararmos com a maior parte dos livros policiais. O quão diferente? Confira abaixo e saberá.
Roland Thomas é maestro e musicólogo bastante conhecido, mesmo não sendo um compositor muito célebre. Contudo, ganha os holofotes para si ao anunciar que conseguiu, a partir de rascunhos de Beethoven, reconstruir a primeira parte da Décima Sinfonia. Isso acaba causando um alvoroço entre os músicos e todos querem conferir a reconstrução.
Daniel Paniagua também é musicólogo, além de professor. Quando recebe a notícia da suposta reconstrução da Décima, entra em alvoroço, principalmente porque ele é um pesquisador sobre Beethoven e está terminando de escrever uma obra sobre esse músico. Contudo, ele tem um compromisso na mesma hora do concerto de Thomas, o que o deixa dividido entre priorizar a vida pessoal ou profissional.
Após o concerto, que foi maravilhoso e um verdadeiro sucesso, algo de muito estranho acontece. Thomas, ao invés de se juntar aos demais na festa em sua homenagem, prefere se isolar em seu camarim. Posteriormente, abandona o lugar e diz que voltaria logo, mas some inesperadamente. O que era para ser uma noite de festa torna-se um caso de polícia.
Partindo dessa premissa, Joseph Gelinek cria uma trama intrincada, diferente do usual e bem interessante. Intrincada porque os fatos se encaixam perfeitamente, sem deixar qualquer ponta solta, o que deixa a obra muito mais envolvente. Diferente porque os crimes acontecem não por causa de um psicopata, mas por causa da música. Cada fato narrado possui uma relação, maior ou menor, com o universo musical, o tornando tudo mais fascinante. Interessante porque é possível aprender uma série de fatos históricos e informações sobre compositores, já que a trama é baseada na história documentada, apesar do enredo em si ser ficcional. O que torna o livro interessantíssimo.
Além da trama que desperta o interesse, o autor também merece os méritos por criar personagens incríveis. O que mais se destaca é, sem dúvidas, o Daniel, além de ser o mais profundo também. Joseph consegue trabalhar na medida certa o lado psicológico, pessoal e profissional, fazendo com que Daniel se torne totalmente real para o leitor.  Além disso, Beethoven merece uma menção honrosa. Apesar de, inicialmente, não ser um personagem, ele está tão presente em cada página que é possível tê-lo como um personagem consolidado e delineado. Conhecemos seu trabalho, vida amorosa e os problemas enfrentados, principalmente com a surdez.
Contudo, apesar de uma excelente obra, A Décima Sinfonia acaba tropeçando, em alguns momentos, em uma das suas qualidades. Em certas partes do livro, o excesso de informações sobre música, que são essenciais para o desenvolvimento da trama, torna a leitura mais lenta. Isso não tira méritos da obra, mas pode desanimar o leitor que é ávido por ação o tempo todo. Claro, há picos de ação durante o livro, mas também há alguns momentos bem mais cadenciados tornando a leitura vagarosa.
Assim sendo, resta-me indicar a obra. Se você é fã de livros policiais que fujam do padrão e que possuem tramas intrincadas, certamente você adorará a obra. Se você não costuma desbravar livros desse estilo, abra uma exceção; provavelmente você irá gostar. Em resumo "A Décima Sinfonia" é uma leitura recomendada, apesar de haver algumas falhas no quesito informativo excessivo sobre música. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Comentários

  1. Oi Luciano,
    Não conhecia o livro, mas sou fã de obras policiais, adoro descobrir os segredos e desvendar mistérios... O enredo intrincado me dá medo, porque pode ser uma leitura mais lenta, mas bora arriscar para ter uma opinião!

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alessandra! Apesar de o enredo haver em certos momentos intrincamentos, a leitura é agradável e prazerosa, principalmente se você for fã do gênero. Pode ler, acredito que a leitura vai lhe agradar.

    ResponderExcluir
  3. Que proposta interessante! Fiquei curiosa justamente por esses aspectos históricos da música. É um tema que não conheço muito bem, e seria uma leitura muito diferente pra mim. Gosto de livros policiais que fogem um pouco do comum, com certeza iria gostar desse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marina! Se você gosta do gênero, este aqui irá te agradar completamente.

      Excluir
  4. Olá, Luciano.
    Me interessei bastante pelo livro porque é exatamente o que gosto de ler. Eu gosto de autores que usam esse artificio de colocar "pessoas reais" na história e criar algo em torno delas ou suas obras. Mas não sou tão ligada em musica por isso pode ser que eu venha a ter alguma dificuldade na leitura.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Acredito que mesmo você não sendo tão ligada a música irá gostar do livro, mas você só saberá se gostará ou não é lendo o livro não é mesmo.

      Excluir
  5. Olá Luciano! Eu não conhecia o livro, mas como fã de música clássica que sou, irei ler esse livro quando puder. =) Às vezes cenas detalhadas são necessárias para os leitores se ambientarem na história, mas tem que ser bem dosada, se não fica chato de ler... Mas se você diz que não interfere no mérito da obra, então vou conferir. Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! Se você é ligada a música, certamente este livro lhe agradará totalmente. Beijos!

      Excluir
  6. Oi
    eu não conhecia esse livro, mais legal que ele te surpreendeu , pelo que comentou o autor soube dosar o excesso de informação, com algo mais brando.


    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! Se você for ligada a música vai amar a leitura, apesar de haver muitas informações excessicas relacionadas ao tema.

      Excluir
  7. Oi, Luciano!
    Eu sou doidaaaaaa para ler esse livro!
    Fico feliz que você tenha gostado.
    Eu quero comprar, mas nunca encontro.
    :(
    Lendo sua resenha só reacendeu minha vontade de ler.
    Entendo ZERO de música, apesar de amar, mas sei que vou curtir a leitura.

    Beijoooos

    Teca Machado
    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teca! O livro vai lhe agradar totalmente, e é um livro maravilhoso de ser lido. Espero que você consiga encontrá-lo. Beijos!

      Excluir
  8. Resenha super completa.
    Bom restante de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emerson! Que bom que você gostou. Bom restante de semana. Até mais!

      Excluir
  9. O livro ainda é desconhecido para mim, porém é bem ruim mesmo quando a obra possui furos.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de as ressalvas citados na análise sobre o livro, o mesmo vale muito ser lido, pois é um excelente livro. Beijos,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog