Pular para o conteúdo principal

Poema: Olhos

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras!  Como estão? Hoje é dia de poema por aqui. Vamos conferir! Poema: Olhos Nos olhos se desvenda o universo.  Janelas da alma, fonte de emoção. Espelhos d'almas, razão de nosso verso. Repletos de mistérios, fogo e paixão. Olhos, abismo profundo e intenso. Revelam segredos, dizem a verdade. Expressando sentimentos com fluência. Cativando corações com fidelidade. No brilho dos olhos encontramos o amor. Intensidade pura, que nada pode esconder. É neles que se traduz a dor e amor. Refletindo as histórias de um ser. Olhos brilhantes, vivos e encantados. Expressam magia ao mero olhar. Criam conexões, laços apaixonados. Conduzem o desejo a se consumar. São janelas que captam o mundo lá fora. Absorvendo a beleza e o esplendor. Transmitem as cores da aurora. E o brilho das estrelas em seu fulgor. Nos olhos encontramos até mesmo a paz. A serenidade de um lago tranquilo. Um oásis em meio ao caos voraz. E que nossa alma encontra abrigo. Olhos que enfeita

Resenha: Os Despossuídos

Livro: Despossuídos
Editora: Aleph
Autor(a): Ursula K. Le Guin


Sinopse:
Ganhador do prêmio Nebula, em 1974, além do Hugo e do Locus em 1975, Os Despossuídos lida com temas fundamentais a sua época, como embate entre o capitalismo, o comunismo russo e o anarquismo. O romance se passa em dois planetas-gêmeos, Uras e Anarres, com sistemas políticos opostos e prestes a entrar em conflito, numa alusão à Guerra Fria.


Olá queridos leitores e queridas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.


Eu possuía uma profunda admiração por Le Guin devido ao seu livro "A Mão Esquerda da Escuridão". Após ler "Os Despossuídos", minha admiração cresceu ainda mais. Novamente, ela consegue tocar em assuntos profundos de maneira singular. Como? Conto abaixo!

Na presente obra, conhecemos Urras, um planeta desenvolvido e com dualidade política – temos uma potência capitalista e uma nação socialista forte e desenvolvida. Em Anarres, lua de Urras, encontramos um terceiro sistema: o anarquismo. Os moradores de tal lua vieram, há muito tempo, do planeta original; fugiam de um governo opressor, que matava por lucro, que escravizava por poder. Entretanto, será o isolamento a resposta correta?
Em Anarres, Le Guin nos leva a acompanhar Shevek, um físico brilhante e postulante a revolucionar a sua área de conhecimento. Entretanto, apesar de viver em uma sociedade de cooperação e concordar com seu sistema, começa a sentir falta de algo. Em primeiro lugar, há certas barreiras de poder – que nem deveriam existir – impedindo-o de ir além. Ademais, por lhe faltar um interlocutor de seu nível em sua sociedade, ele acredita que chegou a hora de Urras e Anarres finalmente voltarem a ter uma relação pacífica – talvez lá encontrasse companheiros para desenvolver a sua pesquisa. Entretanto, não é tão simples assim.
Seguindo seu sonho de união entre a sociedade capitalista e a anarquista, Shevek viaja para o centro de poder do capital a fim de conhecê-lo melhor e firmar um contrato de colaboração: ele cede seu conhecimento avançado – uma espécie de lei física geral, que permitiria a viagem interestelar com muito mais velocidade – e recebe, em troca, a cooperação entre os mundos. Contudo, Shevek é um coelho entre lobos. Quando perceber isso, pode ser tarde demais.
Partindo dessa premissa, Ursula nos presenteia com um livro bem escrito, profundo e com uma análise social sensacional. Bem escrito porque a autora consegue apresentar de maneira acessível, inteligente e muito bem delineada todo o universo político, social e funcional das sociedades. Nada lhe escapa; sob seu olhar, tudo merece um foco especial. O fato de conseguir fazer isso com uma abordagem acessível é maravilhoso, visto que o assunto tratado é complexo. Se o fizesse com termos técnicos ou linguagem mais rebuscada, certamente afastaria leitores.
Além disso, a belíssima escrita é completada pela capacidade de delinear um protagonista vívido, verossimilhante e que vive experiências realmente tocantes. Com uma construção mostrando o passado e o presente, a autora consegue aprofundar Shevek de maneira singular. Através dele, também conseguimos visualizar o melhor e o pior de cada sistema político, os sofrimentos que eles encerram aos cidadãos e como é possível se sentir infeliz e incompleto, mesmo nos sistemas mais igualitário.
Aliás, Ursula faz uma abordagem política simplesmente fenomenal da situação social, sobre todos os aspectos: economia, consumo, propriedade, liberdade, direito, felicidade... nada escapa do seu olhar crítico. Entretanto, diferente da maioria, ela não apresenta um olhar dogmatizador; como diz nosso ditado popular: pau que dá em Chico, dá em Francisco. Le Guin age da mesma maneira. Onde há problemas e dores, ela demonstra, mesmo que isso vá contra suas aparentes convicções.
Em resumo, "Os Despossuídos" consegue demonstrar a mesma qualidade de "A Mão Esquerda na Escuridão", ratificando que a Ursula é uma autora fenomenal e completa. Se você gosta de obras inteligentes e instigantes, não pode deixar de ler esse trabalho. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Comentários

  1. Olá, Luciano.
    Eu tenho aqui na estante o livro O Feiticeiro de Terramar da autora, mas ainda não li. Eu comecei a ler as resenhas e percebi que vou ter bastante dificuldade com o livro por isso deixei ele parado na estante. Tenho ele desde que a Arqueiro relançou. E acho que terei a mesma dificuldade nesse. Esse é um estilo de livro que foge totalmente da minha zona de conforto.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! É um excelente livro, acreito que você irá gostar da leitura.

      Excluir
  2. Oi Luciano, tudo bem?
    Tenho lido poucos livros com viés político, mas gosto bastante.
    Achei super instigante essa premissa de um mundo socialista, um capitalista e outro anarquista, e como as relações de poder se constroem nessa dinâmica. Ótima dica!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! O livro é riquíssimo, quando puder não deixe de conferir. Beijos!

      Excluir
  3. Oi Luciano.
    O livro parece ser mesmo sensacional. Amo obras bem construídas que sejam instigantes porque me sinto mais presa a leitura. Não me recordo se já conhecia a autora, mas vou deixar registrado o nome dela.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica! O livro é excelente, muitíssimo rico. Não deixe de o conferir. Beijos!

      Excluir
  4. Oi Luciano, que resenha ótima, porém não é nem um pouco meu estilo de leitura, deixarei para a próxima!

    Beijos Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Que pena, pois o conteúdo do livro é excepcional. Beijos!

      Excluir
  5. Olá Luciano, não conheço esse livro, mas parece ser incrível. Ainda mais como o tema foi abordado, é facilmente encaixado em nossa realidade... rs
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! O livro é incrível. Se puder não deixe de o conferir. Beijos!

      Excluir
  6. Olá, Luciano!
    É sempre muito enriquecedor o seu modo de apresentar o livro. Apesar de não ser muito o tipo de obra que costumo ler, sei que a curadoria da Aleph é impecável.
    Foi com saber mais da autora e da obra.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! A obra é maravilhosa, e esta edição da Aleph está bem caprichada. Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog